O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã esteve reunido na última terça-feira (30), na Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado. Pela manhã ocorreu a 41ª Reunião Extraordinária, onde no primeiro item da pauta foi apresentada e aprovada a prestação de contas referente ao convênio de manutenção do Comitê, bem como a solicitação de prorrogação de vigência do convênio por mais um ano, de acordo com o parecer da Comissão Fiscal.
Depois, com a presença dos representantes do Serviços Técnicos de Engenharia S.A. (STE), o educador ambiental Cauê Canabarro e o jornalsta Solano Ferreira, conversou-se a respeito da gestão ambiental das obras de duplicação da BR-116, ficando acordada a aplicação de um questionário aos representantes do Comitê em reunião posterior.
Na parte da tarde aconteceu a 62ª Reunião Ordinária, com a participação do prefeito de Pinheiro Machado, José Antônio Duarte Rosa, prefeito de Piratini, Vitor Ivan Gonçalves Rodrigues, presidente da Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado, Mateus Oliveira Garcia, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pinheiro Machado, Júlio Cesar Fernandes Moreira, presidente do Comitê da Bacia Mirim São Gonçalo, Presidente da Câmara Técnica de Gestão das Bacias Litorâneas e Coordenador do Fórum Gaúcho de Comitês, André Luiz Vieira Corrêa de Oliveira, presidente da Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (AUD) Alvaro Huber Ribeiro, demais convidados e componentes do Comitê.
Entre os principais assuntos, houve a explanação sobre a situação da barragem de rejeitos da antiga Mina de Cobre em Caçapava do Sul, pelo diretor da Companhia Brasileira de Cobre (CBC) Paulo Monego Júnior, o qual salientou que conforme entendimento da empresa CBC, a estrutura da barragem está estável, em boas condições e sem riscos de ruptura. Disse ainda que há uma proposta de esgotamento da mesma para fins de reaproveitamento dos rejeitos e que estão providenciando toda a documentação para atendimento à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), referente ao Plano de Recuperação da Área Degradada (PRAD), a ser protocolado até a próxima semana.
Após, os integrantes do Comitê fizeram questionamentos quanto a segurança do reservatório solicitando ao representante da empresa que disponibilize cópia do referido plano de recuperação para o acompanhamento do Comitê. No item seguinte da pauta foi apresentado o Projeto Fosfato Três Estradas, pelos representantes da empresa Águia Fertilizantes S.A., o gerente José Fanton e o assessor Diego Boeira.
Segundo os palestrantes, o empreendimento está previsto para ser instalado no município de Lavras do Sul, na localidade de Três Estradas, área pertencente à bacia do Rio Santa Maria, com o objetivo de extrair, beneficiar e comercializar o minério de fosfato para produção de matéria prima para a indústria de fertilizantes e de corretivo agrícola. Na sequência, dúvidas dos membros do Comitê foram esclarecidas e nada a mais havendo a tratar, o presidente do Comitê, Eng. Agr. Renato Taiffke Zenker encerrou a reunião agradecendo a todos e confirmando a próxima para o dia 30 de julho do corrente ano em Camaquã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.