Troca de comando na Brigada Militar pinheirense - DiCacimbinhas

ÚLTIMAS

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Troca de comando na Brigada Militar pinheirense

O final da tarde da última terça-feira (30) foi marcado pela troca oficial de comando do 5º Pelotão da Brigada Militar de Pinheiro Machado. Diante da transferência do 1º sargento e até então comandante, André Azambuja Madruga, para a reserva remunerada e posto de 1º tenente, quem passa a assumir o comando local é o tenente Márcio Vaz Oliveira. 

Na oportunidade, foi lido o elogio da comandante da 5ª Companhia do 4º BPM, Madalena Krüger Bösel, ao agora aposentado André Madruga. “Atuando em três funções diferentes ao longo dessas quase três décadas na Brigada Militar – soldado, sargento e oficial – Madruga demonstrou solidariedade, espírito de grupo e muita criatividade em tudo que realizou. Além disso, exerceu de forma exemplar suas funções, com desprendimento em favor dos seus colegas de farda, da corporação e da sociedade como um todo”, disse em um dos trechos. 

Bastante emocionado com o encerramento de um ciclo, Madruga contou ser aquela uma data marcante em sua vida – a passagem oficial do comando, o início de mais uma turma do Pelotão Mirim e o aniversário de 25 anos de casamento. “Acredito que tenha trabalhado com bastante lealdade como soldado, como sargento e agora como comandante de Pelotão. Completei 29 anos dentro da corporação e vejo que chegou a hora de encerrar essa fase, mas continuo com o Pelotão Mirim e bastante satisfeito por tudo que construí aqui dentro. Eu seria injusto se agradecesse apenas a uma pessoa, porque isso tudo é uma construção, tem um pouquinho de cada um – de toda a Brigada Militar e da minha família. Tem muita gente envolvida nesse processo todo e sei que é muito graças a essas pessoas que termino essa etapa com a sensação de dever cumprido”, enfatizou. 

Além de Madalena, do comandante substituído e do substituto, estiveram presentes no ato representando o Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO-Sul), o tenente-coronel Roberto Ortiz Pereira; o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Eduardo dos Santos Perachi; e o ex-comandante da Brigada Militar de Pinheiro Machado, tenente Jorge Luiz Nachtigall. Além das autoridades policiais e do efetivo do 5º Pelotão, acompanharam a cerimônia, o prefeito Zé Antônio e o vice-prefeito Jackson Cabral, o procurador jurídico do município, Alex Rodrigues, o secretário de Saúde e Ação Social, Éliton Rodrigues, o venerável mestre da Loja Maçônica Luz e Ordem II nº 16, Ruy Celso Ratto, e o vereador Ronaldo Madruga (Progressistas). 

A partir da publicação no Diário Oficial do Estado, o Pelotão da Brigada Militar de Pinheiro Machado passou a ser comandado pelo tenente Márcio Vaz Oliveira – natural de Santana do Livramento, 42 anos, casado e pai de quatro filhos. 

Diante do pedido de aposentadoria do até então comandante André Madruga, o tenente se voluntariou em ocupar o posto em Pinheiro Machado. Com exclusividade para a reportagem, instigado a fazer uma análise da atual situação do Pelotão local, Márcio disse estar diante de uma equipe e de condições extremamente positivas para realização de um serviço bastante eficaz. 


“Já estou atuando no município de Pinheiro Machado desde fevereiro, pude conhecer a cidade, trabalhei com o pessoal durante o carnaval e já consegui me interar das ocorrências que normalmente acontecem por aqui. É uma cidade tranquila, de porte pequeno, mas também vejo que estou diante de um efetivo empenhado e entusiasmado com o trabalho que faz – características que, de fato, fazem toda a diferença. Acredito que esse grupo dê a resposta que a comunidade busca diante de uma instituição de segurança pública”, avaliou. 

Além disso, o tenente salientou que, apesar de todas as dificuldades que a Brigada Militar possui e que é de conhecimento de todos, Pinheiro Machado é bastante privilegiado se comparado às outras cidades do Estado. Segundo ele, “o número de efetivo é relativamente bom para atender a localidade e as condições das viaturas excelentes perto do que se vê por aí”, ressaltou. Márcio disse ainda que os projetos sociais – como o Pelotão Mirim e o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) – têm seu total apoio para a continuidade e que busca ser um incentivador do grupo que está sob seu comando, visando que os policiais trabalhem sempre dentro da lei e da técnica em prol da segurança pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.

Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.