Como mencionado na semana passada, esteve presente na sessão desta terça (16) na Câmara de Vereadores o Gerente da agência local da Corsan, Alhestertolino dos Santos Oliveira (Alex) para prestar esclarecimentos sobre assuntos relacionados a companhia.
O primeiro a fazer uso da palavra foi o Vereador Wilson Lucas que questionou sobre serviços na barragem da cidade e recebeu informação que melhorias já estão sendo feitas no local e que devido a precariedade no acesso à barragem este serviço ocorre de forma lenta. "Após chuvas fortes o caminhão responsável por levar material para a barragem que vem do município do Capão do Leão, não consegue chegar no local", explicou Alex.
Já o Vereador Adão Martinho destacou que é necessário ter mais atitude para resolver os problemas. "Precisamos de atitude, pois faz muito tempo que a comunidade sofre. E como sabemos a Corsan não tem prejuízo com o município. Infelizmente hoje, quem não tem caixa d'água acaba ficando sem água", lamentou Adão salientando que seria muito importante a colocação de geradores no local.
Alex explicou que tramita há bastante tempo a possibilidade de construção de uma nova caixa d'água na cidade (a qual ficaria próxima ao cemitério - terreno municipal) e que na região há apenas um gerador que atende as emergências.
"A tramitação do processo de construção de uma nova caixa depende da aliança entre Governo do Estado com a Prefeitura local. Há bastante tempo o assunto está esquecido. Vejo que seria importante a união das forças políticas da cidade em pressionar( cobrar) do gerente regional mais atenção com a cidade. Pois hoje dependemos muito da CEEE", destacou Oliveira.
Renato Rodrigues aproveitou para cobrar da Corsan um serviço melhor pós melhorias em redes que se encontram no calçamento da cidade. O gerente explicou que o serviço que é feito é fotografado e encaminhado para a prefeitura aprovar e reprovar. "Quem fiscaliza o serviço é a prefeitura que diz que está bom", explicou.
Já o Vereador Fabrício Costa cobrou melhorias na rede de abastecimento aos moradores da Vila Umbú e destacou que já encaminhou cobrança ao Gerente Regional da Corsan sobre o fato de colocar geradores na barragem e também de construção de uma nova caixa d'água. "Fico perplexo com a forma que hoje as pessoas de nossa cidade são tratadas pela gerência regional e estadual da companhia", lamentou Costa.
Ronaldo Madruga questionou sobre a possibilidade de construção de uma nova barragem e recebeu informação que está em trâmite o assunto e dentro de um cronograma de obras do Estado mas que depende exclusivamente de recursos.
Já o petista Gilson Rodrigues subiu o tom e desabafou dizendo que era uma vergonha os moradores ficar 24 horas sem água e que havia muito empurra-empurra de responsabilidades.
"Quando ficamos 1 semana sem pagar a água vão e cortam. Enquanto tem vezes que passamos 24 horas sem água", desabafou Gilson.
Alex acabou concordando com Gilson na questão que havia problemas no acesso a localidade ( infraestrutura), que quem fiscalizava o serviço feito no calçamento da cidade ( após a corsan trabalhar no local) era a prefeitura e que faltaVA acerto entre o Governo Municipal com a Regional da Corsan para cessão ou troca de terreno para construção de uma nova caixa d'água na cidade.
Por fim, Jaime Lucas ressaltou que há cerca de 10 anos que se debate a questão e nada é resolvido, sendo que já passaram pela gerência local da Corsan diversos gerentes e que os mesmos não tem força para resolver problemas como estes e que o tema deveria ser tratado diretamente com as regionais das companhias (CEEE e Corsan) visando chegar a nível Estadual.
"Hoje sabemos que a rede de energia que abastece a Corsan precisa vir para o leito da estrada, pois é um baita problema a rede estar dentro dos campos"destacou Lucas.
Alex respondendo a outra pergunta do Vereador Jaime Lucas, o qual questionou se a Corsan tinha a disposição recursos para refazer serviços "mal feitos" no calçamento da cidade, disse que a Corsan tem recursos e que basta ao Poder Executivo solicitar.
Sem mais, e como pode se perceber, explicações foram dadas e destacaram que tudo envolve dinheiro.
Enquanto os Governos, tanto estadual como municipal, não se preocuparem de fato com as pessoas, a situação da falta d'água, dos problemas no calçamento, e outros que envolvem a companhia irão tornar a se repetir.
Enquanto os Governos, tanto estadual como municipal, não se preocuparem de fato com as pessoas, a situação da falta d'água, dos problemas no calçamento, e outros que envolvem a companhia irão tornar a se repetir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.