Pinheiro Machado, Bagé e Dom Pedrito estão entre os 20 maiores criatórios de ovinos do País - DiCacimbinhas

ÚLTIMAS

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Pinheiro Machado, Bagé e Dom Pedrito estão entre os 20 maiores criatórios de ovinos do País

A Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) 2017, divulgada no final de setembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentou detalhes sobre a produção nacional, inclusive apontando a representação de cada unidade da federação em cada setor, ao mesmo tempo que assinalou os 20 municípios de maior importância no cenário dos criatórios. 

Neste âmbito, três municípios da Campanha gaúcha ganharam destaque no levantamento. Pinheiro Machado, Bagé e Dom Pedrito foram listados, no estudo do IBGE, com dados de dezembro do ano passado, entre os 20 principais criatórios de ovinos do País, com mais de 100 mil exemplares cada município. 

Na lista, Pinheiro Machado aparece na 15ª colocação, com 120.266 animais. Logo na sequência, aparece Dom Pedrito, com 117.047, e, mais abaixo, na 18ª posição, surge da Rainha da Fronteira, com 102.701. 

O levantamento, aliás, destaca a cidade de Casa Nova, na Bahia, como o principal criatório do Brasil, com nada menos que 427.886 exemplares. Em segundo, vale citar, aparece Santana do Livramento, com 344.785 ovinos. 

A região Nordeste abrigou 64,2% do rebanho de ovinos em 2017, estimado em 17.976.367 de exemplares. A criação possui grande importância econômica e social na região, onde foi possível observar aumento do efetivo nos últimos anos. Este contingente apareceu em maior número na Bahia, que concentrou 20,9% do rebanho nacional. 

A atividade de tosquia, por sua vez, permaneceu predominante na região Sul, responsável por 99,0% da produção de lã no País em 2017. O Rio Grande do Sul continuou sendo o Estado com maior participação nacional, representando 94,1% do total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.

Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.