Meu cansaço com esse termo vem dos conselhos de rede social, frases de efeito e “lives” sem profundidade, sugerindo a varredura para longe de pessoas tóxicas. Essa atitude seria a solução preguiçosa para aqueles que desconhecem que os problemas tem origem bem mais profunda que o simplório gesto de por a culpa no coleguinha ao lado.
Ora, se isso fosse possível, banir os seres intoxicantes, nem com a nossa própria companhia ficaríamos! Sim, o uso demasiado leva a um equívoco, pois não são as coisas, pessoas ou situações que são veneno em si, mas, sim, o seu uso e abuso, nosso relacionamento com elas é que faz a diferença para o bem ou para o mal. Todos podem ser intoxicados e intoxicantes.
Toxico é falar demais; ignorar nossa parcela de responsabilidade; não cogitar estar enganado; não querer conhecer o ângulo de visão do outro; não mudar; egoísmo sem medida; vitimismo comodista; pouca reflexão; mesmice; justificativas; ganância; saber tudo; subestimar.
Detox é buscar respostas dentro de si; silêncio; reflexão; ponderar; originalidade; ouvir, escutar; simplicidade; conhecer a própria história; tentar compreender a trajetória de nossas origens, nossas escolhas; pensar e defrontar nossos próprios conceitos; conviver com a diferença, divergência sem demonizar.
"Todos podem ser intoxicados e intoxicantes”

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.