Criação do GGI Regional é tema de reunião entre prefeitos - DiCacimbinhas

ÚLTIMAS

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Criação do GGI Regional é tema de reunião entre prefeitos


Na quarta-feira (12), o prefeito interino de Pinheiro Machado Ronaldo Madruga esteve reunido com a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), e o prefeitos de Canguçu, Vinicius Pegoraro (MDB) para conversar sobre a criação de um Gabinete de Gestão Integrada (GGI) regional, que terá por finalidade articular ações para redução da criminalidade e, também, para combate à pandemia de coronavírus nas localidades que integram a Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul), da qual as três cidades fazem parte junto a outros 19 municípios. 

Na oportunidade, o secretário executivo da entidade, Henrique Feijó, entregou à Paula um documento solicitando o apoio de Pelotas para implementar a criação do GGI. A ideia agora será apresentada aos demais prefeitos dos municípios da Azonasul, que terão a oportunidade de conhecer o que foi feito em Pelotas. 

Caso seja aprovado, cada cidade poderá adaptar as estratégias conforme a sua realidade local. O secretário de Segurança Pública de Pelotas, Samuel Ongaratto, acompanhou a reunião, bem como o pesquisador da área de segurança pública, Samuel Rivero. 

Paula relatou o trabalho feito desde 2017 para que o GGI municipal se tornasse uma realidade, com a criação do Pacto Pelotas pela Paz, que reúne ações em diferentes frentes de atuação, desde a prevenção da gravidez precoce, passando pelas relações familiares e chegando até a ressocialização de apenados do sistema prisional. 

Além disso, a Prefeita também compartilhou a experiência exitosa com a integração entre as forças de segurança. Em sua opinião, essa parceria torna a atuação do gestor público mais eficiente, pois as estratégias já existem e são do conhecimento de todas as instituições envolvidas. 

“Esse trabalho conjunto garantiu a redução de diversos tipos de crimes, como o roubo a pedestre e o assalto ao transporte público”, lembrou. 

“Só vamos conseguir vencer a violência no Brasil, quando os municípios entenderem e também começarem a se preocupar com este tema. É o que estamos fazendo em Pelotas. Não é uma responsabilidade do governo federal ou estadual, é de todos nós”, defendeu a prefeita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.

Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.