Presidente do legislativo deve encaminhar moção de repúdio relacionada a prova de vida do INSS - DiCacimbinhas

ÚLTIMAS

terça-feira, 13 de julho de 2021

Presidente do legislativo deve encaminhar moção de repúdio relacionada a prova de vida do INSS

 


O Presidente do Legislativo Fabrício Costa (PSB), protocolou na casa legislativa um pedido de encaminhamento de uma moção de repúdio a prova de Vida do INSS, a ser encaminhada ao STF - Supremo Tribunal Federal, Ministério da Saúde, Superior Tribunal de Justiça (STJ), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


Segundo o parlamentar, foi justificado no documento que depois de mais de um ano com a prova de vida suspensa, o INSS retomou a exigência, o que obriga os aposentados a irem até uma agência bancária temendo o corte no benefício. Quem tem mais de 80 até pode solicitar a presença de um funcionário do INSS em sua residência, contudo poucos dominam a tecnologia para fazer o agendamento pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.


A outra opção é fazer uma procuração, mas isso exige que a pessoa vá até um cartório assinar o documento. De qualquer forma, há muitos aposentados com menos de 80 anos em Pinheiro Machado que não têm alternativa senão ir a uma agência bancária e enfrentar filas, porque os bancos estão operando com capacidade reduzida.


"O próprio INSS está com parte dos servidores em home office. Se o governo não tem sensibilidade, que o Ministério Público ou a Defensoria Pública tomem uma iniciativa para suspender essa exigência até que pelo menos 70% da população esteja vacinada. Entendo que é preciso parar esta exigência desumana que voltou em junho e obriga idosos irem a bancos fazer prova de vida. Bancos com pessoal reduzido fazem idosos esperarem horas para este procedimento tornando-se altamente contraditório ao momento que enfrentamos", justificou Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.

Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.