Oportunidades para o setor pós-covid foi tema do 11º Encontro de Gestores de Turismo do Pampa Gaúcho - DiCacimbinhas

ÚLTIMAS

sexta-feira, 2 de abril de 2021

Oportunidades para o setor pós-covid foi tema do 11º Encontro de Gestores de Turismo do Pampa Gaúcho


Uma live, na tarde de quarta-feira, dia 31, reuniu representantes de toda região no 11º Encontro de Gestores de Turismo do Pampa Gaúcho. O encontro foi organizado pela Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur), com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Bagé, da Urcamp e do Sebrae.

A atividade buscou sensibilizar os gestores municipais dos municípios associados - Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pedras Altas, Pinheiro Machado e Santana da Boa Vista - sobre a importância do setor para a retomada econômica, por meio da geração de emprego e da distribuição de renda.

Presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) e reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana destacou que o turismo é uma ferramenta de desenvolvimento para toda a região, garantindo renda para o micro e pequeno empreendedor, seja através do artesanato ou de outras formas de explorar o comércio regional. A potencialização de alguns setores, como a olivicultura e a vitivinicultura, também como ferramentas turísticas foi apontada por ela. Mas, antes, Lia destaca que é necessário trabalhar, de forma mais efetiva com a população, a cultura do turismo. “Fomentar o turismo é fomentar o emprego, é fomentar o comércio, os negócios e toda uma região", destacou.

Uma das formas de retomada do segmento pós-pandemia foi apresentada pelas integrantes da Apatur, Eliane Simões Pires Pacheco e Letícia Cássia: o projeto de idealização do Museu da Lã – uma parceria entre a Associação Pampa Gaúcho de Turismo – Apatur e Gestio Consultoria e Projetos e Pangea Cultural, responsável pelo projeto Lãs RS. A proposta tem objetivo de pesquisa, preservação, salvaguarda, educação para o patrimônio e promoção dos saberes e fazeres da lã do estado. “É estabelecer um museu que reúna, em rede, núcleos de atuação da vivência e experimentação cultural desse patrimônio”, de acordo com o projeto. “Busca retorno da atividade como economicamente viável, sustentavelmente necessária para o pequeno produtor, possível para pequenas e médias propriedades de artesanato em lã, que contribuem com a cadeia do turismo”, completa Letícia.

Inclusive, o projeto despertou atenção do deputado federal Afonso Hamm, que demonstrou interesse em destinar aporte através de emenda parlamentar para a realização do projeto.

Para reforçar o turismo através da imagem dos vinhos da Campanha gaúcha, o encontro apresentou modelos e experiências bem sucedidas no segmento. Foi o caso da participação do secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Rodrigo Parisotto, que apresentou os projetos de enoturismo  para ressaltar o título de “Capital da Uva e do Vinho” ao município da Serra gaúcha. Explorando uma potencialidade, a cidade conseguiu montar um cronograma de eventos durante o ano, sempre tendo a participação da vitivinicultura, seja como foco ou como pano de fundo.

A presidente da Apatur, Clori Peruzzo, avaliou positivamente a reunião. “O evento foi fantástico. Contamos com a presença de mais de 60 pessoas acompanhando e a maioria dos secretários de turismo dos municípios, além de alguns prefeitos. Todas as falas elevando este entendimento de que o turismo, hoje, na nossa região, vai ser a mola mestra do desenvolvimento. Estamos muito satisfeitos com a participação e com o lançamento do projeto Museu da Lã. Sem o afeto presencial, mas muito produtivo”, resumiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.

Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.