Enquanto chegam novas remessas da vacina de Oxford/AstraZeneca à Zona Sul, com foco no avanço da imunização do grupo com comorbidades, segue o atraso na aplicação do reforço da CoronaVac em idosos.
Dados da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) apontam que já foi superada a marca de 41 mil pessoas aguardando o complemento na região. Só em Pelotas, por exemplo, 17.320 idosos que deveriam estar 100% vacinados ainda esperam a conclusão do processo. Cenário em que nem mesmo as doses recebidas ontem pela 3ª CRS – 1.080 ficam na cidade – minimizam o transtorno.
Segundo dados repassados pela 3ª CRS, o município de Pinheiro Machado tem 530 atrasadas, Pedras Altas que faz divisa com Pinheiro Machado tem 50 doses atrasadas e Piratini, município vizinho, tem 980 doses atrasadas.
O momento é de alertar a população a respeito de outra questão importante: a data anotada na carteira de vacinação no ato da primeira aplicação não representa uma confirmação do dia do complemento.
A incerteza sobre a chegada de novas remessas da CoronaVac se estende, o que inviabiliza a elaboração de um planejamento para colocar em dia as imunizações de idosos abaixo de 70 anos.
De acordo com Caroline Hoffmann, chefe da 3ª CRS, a ideia é aplicar a segunda dose em 97% das pessoas que foram contempladas com a primeira parte até o dia 22 de março. Seriam necessárias 3.433 unidades para atingir o objetivo, mas a Zona Sul recebeu somente 2.720 na última leva.
O Instituto Butantan, responsável pela produção da CoronaVac no Brasil, continua sem confirmar nova data para disponibilizar outras remessas. Porém, espera-se que até o final da semana sejam passadas 1 milhão de aplicações ao Ministério da Saúde, quantia que já integra o segundo contrato feito pelo órgão com o governo federal, abrangendo mais 54 milhões de unidades.
Expectativa de mais vacinas da AstraZeneca
O Ministério da Saúde já coletou as 3,8 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca entregues ao longo do último final de semana. No entanto, a distribuição aos estados ainda não foi definida, e os próximos dias devem trazer novidades.
A remessa pode ser destinada tanto ao complemento de quem foi imunizado em fevereiro tanto para quem integra o grupo de comorbidades. O posicionamento dos órgãos de saúde da região também não esclarece encaminhamentos referentes aos públicos-alvo dessa leva.
Doses atrasadas por município (Fonte: 3ª CRS)
Amaral Ferrador: 260
Arroio do Padre: 160
Arroio Grande: 920
Canguçu: 2.780
Capão do Leão: 1.060
Cerrito: 310
Chuí: 260
Cristal: 350
Herval: 350
Jaguarão: 1.400
Morro Redondo: 420
Pedras Altas: 50
Pedro Osório: 440
Pelotas: 17.320
Pinheiro Machado: 530
Piratini: 980
Rio Grande: 8.640
Santa Vitória do Palmar: 1.330
Santana da Boa Vista: 440
São José do Norte: 1.150
São Lourenço do Sul: 1.990
Turuçu: 140
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.