Foi inaugurada na semana passada em Bagé a primeira Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) do Rio Grande do Sul. No local, serão realizadas as investigações voltadas exclusivamente ao setor rural, chefiada pelos delegados Cristiano Ritta e André de Matos Mendes, que terão à disposição duas viaturas e outros cinco agentes.
Conforme números divulgados pelo governo estadual, em 2017, os índices de abigeato reduziram 25,5% em todo o Estado em relação a 2016. Muito disso se deve ao trabalho específico desenvolvido pelas forças policiais, como a força-tarefa da Polícia Civil e as patrulhas rurais da Brigada Militar.
PINHEIRO MACHADO
Em 2017 foram registrados em Pinheiro Machado 43 casos de abigeato. Na região Pinheiro Machado ficou atrás apenas do município de Piratini que registrou 49 casos. Já neste ano em Pinheiro Machado foram registrados 4 casos. Importante destacar que no mesmo período em 2017, o município já tinha registrado 9 casos.
VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA TERÁ INÍCIO EM MAIO
Durante todo o mês de maio, o Departamento de Defesa Agropecuária (DDA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), estará realizando mais uma campanha de vacinação contra febre aftosa. A vacinação é obrigatória para todos os bovinos e o objetivo é a proteção do rebanho gaúcho contra a doença.
Conforme nota da Seapi, após a vacinação, os produtores deverão buscar a comprovação nas inspetorias de defesa agropecuária. Aqueles que não comprovarem/realizarem a imunização do rebanho no período estabelecido, serão autuados conforme determinação do Decreto Estadual n° 52.434/15 e terão sua propriedade interditada até que regularizem a vacinação.
A nota destaca também que, assim como na campanha anterior, nesta etapa, não haverá doação de vacinas contra a febre aftosa pela SEAPI/RS, sendo assim, todos os produtores, independente da quantidade de bovídeos que possuam, deverão comprar a vacina nas casas agropecuárias credenciadas, dentro do prazo da etapa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.