São pelo menos três as cidades da região com índice de dependência de indústrias potencialmente poluidoras (Indapp) considerado alto, segundo estudo feito pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) em relação ao potencial poluidor da indústria de transformação e extrativa no Rio Grande do Sul, no período entre os anos de 2002 e 2015: São Lourenço do Sul, Pinheiro Machado e Rio Grande, com índices de 0,794, 1,000 e 0,991- considera-se de grande risco municípios com números acima de 0,7.
O estudo aponta que, em 2015, quase metade dos municípios gaúchos - 242 - dependia de indústrias com alto potencial poluidor, enquanto apenas 25 cidades - 5% do total - concentravam o segundo setor em empresas com baixo risco ambiental.
Para medir o potencial poluidor das cidades foi preciso obter um índice capaz de sintetizar a intensidade das atividades econômicas desenvolvidas em cada localidade e o volume produtivo destas atividades. Surgiram daí o Índice de Dependência do Potencial Poluidor da Indústria (Indapp-I), que mede a concentração das indústrias potencialmente poluidoras nas cidades, apontando a dependência delas em relação àquelas empresas com alto potencial de risco, e o Índice de Potencial Poluidor da Indústria (INPP-I), responsável por sintetizar a concentração das atividades industriais em relação à capacidade de poluir e ao volume de produção com chance de degradar o meio ambiente.
De acordo com Cristina Martins, economista da FEE responsável pela pesquisa, tais índices contribuem para a tomada de decisão na alocação das indústrias. No caso de uma empresa ser instalada em uma cidade já com alto risco ambiental - na atual situação, os municípios nem sempre podem se dar ao luxo de dispensar indústrias -, ela destaca a necessidade de ações preventivas que equalizem os efeitos. "Cabe também aos agentes públicos implementar políticas públicas que também visem essa minimização do risco", comenta.
Nas três cidades da região que Cristina destaca pelo Indapp-I alto, estão presentes indústrias de transformação: 36 em Rio Grande, quatro em São Lourenço do Sul e uma em Pinheiro Machado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.