Em reunião realizada no dia 04 de maio por funcionários municipais
pertencentes do quadro efetivo de servidores, os quais desempenham suas funções no 2°
piso do prédio denominado Carlos Eduardo Irigoyen Garcia, objetivando discutir
formas e possibilidades de auxiliar a atual administração em função da crise ora
instalada no município, foram relacionadas as seguintes sugestões:
1) Analisar a despesa fixa mensal e buscar formas de reduzi-la;
2) Rescindir contratos em aberto que estejam fazendo aumentar a despesa pública,
como por exemplo, IGAM, AGM, entre outros;
3) Cobrar uma maior atuação na fiscalização tributária, de obras e de posturas;
4) Analisar e promover a venda de ativos do imobilizado;
5) Aumentar as taxas de aluguéis, como por exemplo, a da estação rodoviária em
que o município recebe atualmente R$ 2.152,81 de aluguéis e paga de taxa de
energia elétrica, em média, R$ 2.450,00 mensais;
6) Extinguir contratos com empresas terceirizadas da área da saúde, o que vem
onerando em muito os cofres municipais;
7) Suspender o contrato com o Banco Banrisul, em função do não pagamento do
cartão Refeisul e também o cartão Combustível;
8) Rever o contrato com a empresa GOVERNANÇA BRASIL – GovBr, devido a
continuidade do pagamento do sistema “Compras e Materiais – CM” sem este
estar sendo usado;
9) Elaborar o Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM) – reajuste gradativo de
taxas desatualizadas;
10) Atualização das leis de taxas (todas) de acordo com o PDM;
11) Verificar o Cadastro de Inadimplentes Municipais – CPF e CNPJ;
12) Efetuar a Revisão do Plano de Carreira do Magistério, substituindo a redação do
artigo 7º da Lei nº 1.123/1986 pelo artigo 1º, § 3º da Lei Municipal 4.091/2013;
13) Incorporação de FGs proporcional ao período de exercício da FG = 1/30 para
mulheres e 1/35 para homens;
14) Extinção da licença prêmio remunerada;
15) Cobrar a elaboração de relatórios semestrais de produtividade dos efetivos –
maior cobrança de seus superiores quanto à produtividade, principalmente
quanto à fiscalização (que gera receita);
16) Utilizar como base para pensão a Lei nº 13.135/2015, que define para cônjuge
ou companheiro o citado a seguir:
a) se inválido ou com deficiência, pela cessação da invalidez ou pelo
afastamento da deficiência, respeitados os períodos mínimos decorrentes da
aplicação das alíneas “b” e “c”;
b) em 4 (quatro) meses, se o óbito ocorrer sem que o segurado tenha vertido 18
(dezoito) contribuições mensais ou se o casamento ou a união estável tiverem
sido iniciados em menos de 2 (dois) anos antes do óbito do segurado;
c) transcorridos os seguintes períodos, estabelecidos de acordo com a idade do
beneficiário na data de óbito do segurado, se o óbito ocorrer depois de vertidas
18 (dezoito) contribuições mensais e pelo menos 2 (dois) anos após o início do
casamento ou da união estável:
1) 3 (três) anos, com menos de 21 (vinte e um) anos de idade;
2) 6 (seis) anos, entre 21 (vinte e um) e 26 (vinte e seis) anos de idade;
3) 10 (dez) anos, entre 27 (vinte e sete) e 29 (vinte e nove) anos de idade;
4) 15 (quinze) anos, entre 30 (trinta) e 40 (quarenta) anos de idade;
5) 20 (vinte) anos, entre 41 (quarenta e um) e 43 (quarenta e três) anos de
idade;
6) vitalícia, com 44 (quarenta e quatro) ou mais anos de idade;
17) Criação de Comissão para Revisão das Legislações Desatualizadas em
desacordo com nossa realidade econômica, em que possamos estipular prazos
para a entrega dessas legislações já revisadas, encaminhar ao legislativo com um
representante do executivo para apresentação da proposta no dia em que será
votada para esclarecimento do legislativo – realização de campanha de apelo
popular;
18) Criar um teto para pagamento de proventos, bem como criar aposentadoria
proporcional, não mais integral;
19) Promover de forma urgente a revitalização do Fundo de Aposentadorias e
Pensões dos Servidores, criando um fundo paralelo e acrescendo alíquotas de
contribuição;
20) Reduzir despesas que dependam de recurso livre para serem pagas;
21) Buscar, através de aumento de receita e redução de despesa com pessoal, o
equilíbrio no percentual de despesa com pessoal, objetivando também a
realização de concurso público para melhor fortalecer o FAPS, tendo em vista
que a despesa com inativos só vem aumentando, enquanto a receita do mesmo
diminui;
22) Unanime na reunião foi a discussão de que dois temas são os considerados
principais para a piora da crise: 1°) a falta de recursos para pagamento de
inativos e pensionistas, tendo em vista que o déficit mensal chega a R$
492.303,00 fazendo com que o município realize aportes financeiros para
cobertura de déficit com a previdência; 2°) Revisão da legislação do Plano de
Carreira do Magistério, o que em função do Piso Nacional do Magistério, vem
onerando consideravelmente os cofres municipais;
23) Criar uma frente de trabalho para buscar soluções para os dois principais
problemas enfrentados pela municipalidade;
24) Buscar formas de aumentar a receita própria municipal, com a elaboração de
projetos de leis que vislumbrem aumento de arrecadação;
25) Solicitação de que a Procuradoria Jurídica analise o constante o item n°16 desta
relação.
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