O Núcleo de Criadores de Ovinos e Caprinos de Pinheiro Machado (NCOCPM) foi instituído por produtores rurais como uma sociedade civil, fundada em 30 de junho de 2009, sem fins lucrativos, que possui como área de atuação todo o território do município. Atualmente, o Núcleo beneficia cerca de 135 pessoas, sendo 35 famílias de pecuaristas que fornecem o animal para o abate onde são atendidos diretamente e mais 100 pessoas beneficiadas indiretamente.
O NCOCPM tem trabalhado no sentido de ampliar os beneficiários diretos e indiretos tentando maximizar a logística da atividade, principalmente no que tange o transporte dos produtos e aumento da escala de produção, tendo como expectativa o abate de 60 ovinos e 40 caprinos por semana, que beneficia diretamente 100 pessoas e 350 pessoas, indiretamente, tanto no município de origem como na região, tendo por meta atingir esse patamar em curto prazo.
A sociedade busca, por meio de ações proativas e interinstitucionais, promover a cadeia produtiva da ovinocultura e bovinocultura na região, oferecendo em Pinheiro Machado e região uma gama de produtos oriundos da carne de cordeiro, sendo que o grupo consolidou sua trajetória através da seleção minuciosa da matéria-prima, além da excelência na manipulação dos produtos de origem animal.
Contando com o apoio da Emater e do Programa “Juntos para Competir” em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), a qualidade e procedência dos produtos são feitas através da inspeção visual do responsável e inspeção do médico veterinário. Segundo o presidente e fundador do Núcleo, Mário Alfredo de Lima a comercialização, em 2018, pretende ser maior do que a do ano anterior.
O Cordeiro Cacimbinhas, como é chamado, está sediado, atualmente, na avenida Amintas Luiz Dutra, nº 335, às margens da BR-293. O Núcleo trabalha na distribuição de carnes porcionadas abastecendo empresas pinheirenses, como restaurantes, supermercados, entre outros.
Além de atuar na área da agricultura familiar, o grupo participa frequentemente de exposições e feiras de produtos ovinos de todo o Estado. São mantidos médicos veterinários que acompanham todos os processos produtivos para garantir o melhor produto aos clientes.
http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/rural/index.php?noticia=26524
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.