Prêmio Produtor Rural Destaque 2018 - DiCacimbinhas

ÚLTIMAS

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Prêmio Produtor Rural Destaque 2018

Na terça-feira (24), foi realizada a Sessão Solene para entrega das honrarias de Produtor Rural e Agricultor Familiar destaque. Neste ano os premiados foram Mario Tadeo dos Santos, Jovânio Staffen e Agnaldo Mendes Silveira. 

Família Santos – Pequeno Produtor Rural (Agricultura Familiar) 

O casal Mário Tadeo Dos Santos e Lucia Helena Fernandes dos Santos que residem há cerca de 22 anos na cidade de Pinheiro Machado, foram escolhidos como Produtores Rurais Destaques através da principal fonte de renda da família, a Agricultura Familiar. O agricultor homenageado reside na localidade das Alegrias, no Assentamento Globo, Interior de Pinheiro Machado há 25 km da sede. 

Mário e Helena possuem 4 filhos, o Ângelo Fernandes dos Santos, servidor do Banco Banrisul, a Cristiane Fernandes dos Santos, professora, o Gustavo Fernandes dos Santos, Agrônomo e a Fabiane Fernandes dos Santos, estudante da área de Meio Ambiente, única que ainda mora com os pais. 

O casal conta que trabalhou e ainda trabalha duro para poder dar um futuro promissor para cada um de seus filhos, e hoje, sentem-se orgulhosos de poder ter todos eles formados, em um bom mercado de trabalho e em preparação para que a mais nova filha da família possa também ingressas através da formação que seguiu seguir. 

As atividades da família no Assentamento Globo são principalmente focadas na Agricultura Familiar, onde no Sítio Santos são produzidos um total de 80 hectares próprios e arrendados. Desde os anos 80, Mário e Lúcia residem na mesma propriedade, e contam que quando se mudaram para o local, o mesmo havia apenas uma árvore plantada, e um galpão antigo. “Aqui criamos nossos filhos, sempre pensando longe a cada dia e hoje podemos dizer que estamos bem melhores do que quando chegamos. Produzimos, comercializamos e consumimos tudo que esta terra nos oferece”, conta Mário. 

Mário Bola, como é popularmente conhecido, conta que desenvolve a agricultura familiar desde a época de infância, onde ajudava seus pais nos trabalhos relacionados a atividade, desenvolvendo assim o gosto pela Agricultura que é a principal fonte de renda da família. Lá são produzidos, por exemplo, feijão, milho, batata, mandioca e todas as plantações oriundas da agricultura familiar. 

Além disso, a família conta com a produção de leite e disso são gerados produtores coloniais como o pão, queijo, mel, cana de açúcar e diversos outros produtos coloniais que são revendidos na Feira do Colono que acontece no centro da cidade, na Praça Central. Lá famílias comercializam tudo o que é feito no meio rural com os moradores da cidade, e tiram própria sua renda. Ainda no ramo da agricultura familiar, a família participa do Programa Agricultura Familiar na Merenda Escolar. 

Por fim, outras atividades desenvolvidas por Mário são a piscicultura (criação de peixes) e a venda de mateira industrializada (eucaliptos) para empresas de transporte de madeiras. Além disso, Mário presta serviço com máquinas agrícolas para empresas que produzem e plantas na localidade, como exemplo a produção de nogueiras. 

Família Staffen – Médio Produtor Rural 

O agricultor e agropecuarista Jovânio Staffen foi o homenageado como Médio Produtor Rural Destaque no ano de 2018. Casado com a professora Maria Helena Gonçalves Staffen, o casal tem apenas um filho, o Rodrigo Gonçalves Staffen, Técnico Agrícola de apenas 18 anos. Trazendo a tradição da produção rural dos antecendentes, Staffen passa o amor pela mesma área ao filho. Jovânio reside na localidade do Campo Bonito, Assentamento Santa Inácia há cerca de 40 anos e tem foco na área da pecuária. 

A família atualmente explora cerca de 300 hectares próprios e arrendados em parcerias. Staffen trabalha com o filho e alguns diaristas. A área da pecuária e produção da família é basicamente feita através de gados de engorda para descarte, mas a principal fonte de renda e atividade da Fazenda Staffen é a plantação de Soja e demais grãos como aveia e azevém, mesmo assim o destaque segue sendo a Soja. 

As plantações internas da propriedade são apenas para consumo. Staffen conta que começou na vida rural com a agricultura familiar e foi evoluindo aos poucos. Ele começou produzindo na propriedade dos seus pais, e logo após a família foi contemplada com um lote próprio, tendo assim a oportunidade de crescimento visando sempre o investimento na produção de grãos, que segundo Staffen é atualmente um dos mercados mais atraentes da região e com maior facilidade de áreas para plantação. Em épocas do não plantio da semente, o agricultor investe na pastagem e engorda de gados, sempre frisando que o peso da receita da propriedade é principalmente a soja, seguida de outras atividades extras. 

Família Silveira - Grande Produtor Rural Destaque 

Residentes na Fazenda dos Passarinhos há aproximadamente 20 anos, o casal Agnaldo Mendes Silveira e Isabella Dias Barbosa Silveira, ele Pecuarista e ela Professoram de Nível Superior na Universidade Federal de Pelotas, moram com a pequena Ana Luiza Barbosa Silveira de 2 anos. O condomínio localizado há 8 km da sede na localidade da Serra dos Passarinhos, desenvolve desde o princípio atividades voltadas a pecuária. 

Agnaldo, ou Keka como é chamado, diz que seus antecedentes e da sua esposa desenvolvem tal atividade há diversos anos, e a família apenas deu continuidade e crescimento à produção que vinha de outras gerações. A exploração atual da família é de cerca de 1100 hectares num total próprio e arrendado (670 em Pinheiro Machado e cerca de 500 em Pedras Altas). 

A principal fonte de renda da família é a pecuária e a pastagem para bovinos (Ângus Aberdin e Red Ângus), ovinos e cavalos para o uso da Fazenda. Silveira também trabalha na produção de terneiros para exportação de gado de engorda para frigoríficos e venda de novilhas fêmeas para produtores fazerem matriz. 

As homenagens em forma de vídeos, troféus, certificados, mimos e uma gravação dos curta metragens aos produtores, arrancou lágrimas tanto dos homenageados quanto dos familiares e plateia. Em seus pronunciamentos, com muito choro e emoção, os produtores agradeceram o reconhecimento do legislativo e contaram um pouco de suas trajetórias para alcançar seus objetivos e manter viva a valorização do homem rural no município. 

As esposas dos homenageados Lucia Helena Fernandes dos Santos, Maria Helena Staffen e Isabella Dias Barbosa Silveira, foram agraciadas com mimos especiais do Legislativo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.

Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.