"Um presidente não pode fazer tudo! Por isto precisamos de representantes em nosso legislativo que estejam comprometidos com as demandas do nosso estado", observou Gedeão Pereira - Presidente da FARSUL.
Na semana em que o estado do RS acompanha com preocupações os estragos causados pelas chuvas nas cidades da Fronteira Oeste, formou-se uma força tarefa gaúcha que mostrou grande habilidade política em poucos dias de governo.
Encabeçada pelo Senador Gaúcho Luis Carlos Heinze, governo do estado e do representante da pasta da Agricultura, Pecuária e desenvolvimento Rural do Estado do RS - Secretário Covatti Filho, e demais representantes de entidades voltadas ao agronegócio, foi possível mobilizar na cidade de Uruguaiana, uma visita oficial da Ministra da Agricultura Pecuária e Abastecimento - Tereza Cristina, que se fez presente, juntamente com demais autoridades, visitando e sobrevoando as áreas afetadas pelas cheias em decorrência do grande volume de chuvas. A ministra também anunciou um aporte de 2,5 milhões para os municípios afetados nas últimas semanas. O recurso será destinado a reparos nas estradas. Além disso, recebeu de prefeitos, lideranças políticas e produtores rurais um pedido de ajuda para que possam se recuperar dos prejuízos provocados pelas enchentes. As estimativas são de que as perdas ultrapassem os R$ 786 milhões.
Para Gedeão Pereira, este esforço do novo Governo Federal, mostra todo um comprometimento de Jair Bolsonaro com o agronegócio Gaúcho. "Nosso presidente fará o agronegócio brasileiro ser referência e as transformações e a tecnologia são necessárias para enfrentar estes desafios. O agronegócio brasileiro não é apenas uma solução para o brasileiro, é também para o mundo", enfatiza.
A Feovelha que comemora seus 35 anos, também será lembrada com carinho por Paulo Schwab - presidente da ARCO. "A partir desta edição retornarei a Pinheiro Machado para rever os amigos que conquistei. Estarei aqui onde me sinto em casa e me recordarei das atividades intensas que vivi durante minha gestão a frente da associação", comenta. Para Schwab o município tem um potencial ovino que coloca a Feovelha como a principal feira de ovinos do estado. "Pinheiro Machado além de ovelheiro, conquistou outras importantes referências na região: a uva e a oliveira. Estou me despedindo como presidente, mas continuarei como produtor, prestigiando o evento. Agradeço o apoio de todos", finaliza Schwab.
Segundo Gabriel Camacho - Presidente do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, a presença dos produtores, cabanheiros, parceiros do legislativo e executivo tornou possivel a realização da feira. "Não posso afirmar que estarei a frente do evento na próxima edição, mas preciso da ajuda de todos para que as futuras edições continuem sendo referência na ovinocultura dentro do nosso estado", declarou.
A abertura oficial também contou com os pronunciamentos do prefeito municipal José Antônio Duarte Rosa, que ressaltou a superação da ovinocultura nos 35 anos do evento. Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Mateus Garcia, o reconhecimento do esforço do sindicato em ultrapassar as fronteiras da dificuldade e possibilitar a realização da Feovelha merece reconhecimento. Além disso formalizou a entrega ao novo governo estadual de propostas para o fomento e auxílio via crédito oficial bancário. Também registraram apoio ao setor ovino, o Secretário da Educação do Estado do RS - Faisal Karam, representando o Governador e o Deputado Federal da Região de Pelotas Marco Marchand.
A Feovelha terá no sábado 26/Jan, o seu último dia de comercializações. Na pista A, às 10h serão comercializados animais das raças de carne e na pista B, animais das raças de lã. Pela tarde, às 15h, na pista A, leilão da raça Corriedale e na pista B, leilão da raça Ideal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.