Comitê solicita informações da CBC sobre barragem de rejeitos localizada em Caçapava do Sul - DiCacimbinhas

ÚLTIMAS

terça-feira, 19 de março de 2019

Comitê solicita informações da CBC sobre barragem de rejeitos localizada em Caçapava do Sul

A Comissão Permanente de Assessoramento do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã realizou na sexta-feira, reunião na agência da Lagoa Mirim, em Pelotas. 

Na ocasião, foi discutido o projeto de mineração que pretende ser instalado na região do Alto Camaquã. Para tratar desse tema, foram indicadas como representantes da entidade, Juliana Young (Unipampa) e Jaqueline Durigon (Furg) a integrarem o Grupo de Trabalho (GT) de Mineração do Comitê, sendo as mesmas escolhidas para a coordenação deste GT, junto a Mário Rocha, (Associação Riograndense de Imprensa - ARI). 

Segundo a divulgação encaminhada pelo Comitê, também foi debatido entre os participantes o comunicado recente da Fepam, sobre o não atendimento das medidas de segurança da barragem de rejeitos da antiga mina de cobre de Caçapava do Sul, por parte da CBC (Companhia Brasileira de Cobre). 

Dessa forma, a comissão recomendou o envio de consulta/requerimento ao Ministério Público Federal referente à responsabilização e obrigação de ações preventivas a fim de evitar um possível rompimento a contaminar as águas do Rio Camaquã, por meio do arroio João Dias, afluente próximo ao reservatório. 

Segundo o Comitê, foi acordada a pauta da próxima reunião ordinária, que será realizada dia 30 de abril, em Pinheiro Machado, para que haja a apresentação, discussão e deliberação em relação aos seguintes temas: situação da barragem de rejeitos da antiga mina de cobre em Caçapava do Sul, por representantes da empresa CBC; projeto Fosfato Três Estradas, por representantes da empresa Águia Fertilizantes; tratamento de esgotos no município de Lavras do Sul, por representantes da prefeitura do município; e proposta de plano de comunicações, pelo representante da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), titular da categoria de comunicação do Comitê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.

Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.