O último sábado (27) foi, literalmente, doce para o público que participou do 3º Concurso Municipal de Qualidade do Mel e do 1º Concurso Municipal de Gastronomia do Mel em Pinheiro Machado. A programação, organizada pela Emater-RS/Ascar, Associação Pinheirense de Apicultores (Apa) e Prefeitura, também contou com almoço e solenidade de entrega oficial do produto para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Para o chefe do escritório da Emater local e presidente da Apa, Rafael Lopes, promover o concurso é sempre sinônimo de desafio e satisfação. “Não posso deixar de destacar a participação dos sócios da Apa, que compareceram em número expressivo, mas aproveito para lembrar que não é a quantidade que conta – em qualquer tipo de associação – e sim o trabalho que vem sendo realizado por todos nós, com uma organização bastante rara de se ver por aí. Esse é mais um momento que aproveito para dizer que estamos no caminho certo e, por isso, deixo meu agradecimento e meu apelo para que estejamos com esse grupo cada vez mais unido para desenvolver ainda mais a apicultura em Pinheiro Machado”, destacou.
Na oportunidade, o prefeito Zé Antônio descreveu sua participação no evento como um momento muito especial por estar diante da realização de um trabalho pensado ainda em 1997, quando respondia pela Secretaria de Agricultura do município. Segundo contou, na época, dentro do Conselho de Desenvolvimento Rural, foram estabelecidas algumas prioridades e entre elas estava a apicultura.
“Naquele ano, entregamos aos produtores 500 caixas de abelha, disponibilizamos capacitações através de parcerias e ali foi o momento que conseguimos investir no trabalho de quem está lá no campo e produz algo tão nobre quanto o mel”, relembrou.
Conforme o gestor, o trabalho cada vez mais efetivo da Associação Pinheirense de Apicultores (Apa) reforça o enorme patrimônio e diversidade de flora que se tem na região, que possibilita a produção de méis de qualidade. “Além disso tudo, fico muito satisfeito em dizer que o município aderiu ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), podendo proporcionar a vocês que trabalham com o mel uma condição adequada para comercializar o produto para todo o Estado”, disse.
O evento contou com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), MD Variedades, Esquina da Construção, Sicredi, Cresol, Banrisul e Banco do Brasil, onde os representantes fizeram parte do corpo de jurados dos concursos.
GANHADORES CONCURSO DE QUALIDADE DO MEL
MEL CLARO
1º lugar – Sandro Teixeira
2º lugar – Romildo Teixeira
MEL ESCURO
1º lugar – Júlio Moreira
2º lugar – Marga Robi
CONCURSO DE GASTRONOMIA DO MEL
1º lugar – Eliane Moreira (Brigamel)
2º lugar – Cristiane Baldez (Biscoito de aveia e mel)
3º lugar – Kari Dummer (Bolachas de mel)
4º lugar – Marga Robi (Creme de batata doce com cobertura de chocolate e mel)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.