No final do mês de abril foi publicada uma reportagem sobre o relatório do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água Para Consumo Humano (Sisagua), vinculado ao Ministério da Saúde, onde detalha que entre os anos 2014 e 2017, os municípios de Aceguá, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Piratini e Santana do Livramento tiveram detecção positiva para a presença de agrotóxicos na água que é distribuída à população.
O Ministério Público do Estado, iria abrir inquérito civil para investigar o caso. A Corsan publicou nota da Corsan sobre o assunto.
Em razão dessa situação, o presidente da Assembleia Legislativa, Luís Augusto Lara (PTB), apresentou queixa-crime no Ministério Público, a partir do relatório do Siságua do Ministério da Saúde, que aponta alto índice de contaminação da água em Dom Pedrito e na região.
Na Defensoria Pública, Lara pediu atuação junto às supostas vítimas, como pessoas com câncer. O parlamentar foi até a Corsan para saber sobre o caso. Segundo ele, a autarquia sustenta que a água tratada não apresenta nenhuma contaminação, apenas a água bruta. “Vamos realizar audiência pública e tratar do tema de forma muito cuidadosa na Assembleia Legislativa. Isto está causando muita angústia na comunidade”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.