A estação meteorológica, da Sigma Meteorologia, instalada ontem no Passo da Olaria em Pinheiro Machado (propriedade particular do seu Acir Garcia Vieira e da dona Nanci de Freitas) registrou impressionantes -5,7ºC durante a madrugada. O local possui altitude de 300 m, mas é cercado por cerros com altitudes acima de 400 m (alguns de 460/470 m) da serra das Asperezas.
Essas características de relevo possibilita que em noites de céu claro e pouco vento haja uma combinação de perca radiativa da superfície com o escoamento de ar frio das encostas do cerros para os locais de menor altitude (ar frio mais denso tende a escoar para os locais mais baixos) propiciando um intenso resfriamento superficial local. É vulgarmente conhecido por efeito baixada. Infelizmente durante madrugada o vento se intensificou na região desestabilizando todo esse processo e impossibilitando o registros de geada no amanhecer.
Fez ainda -3,4ºC em Canguçu, -2,7ºC em Soledade, São Sepé teve -2,3ºC, Pelotas -1,4ºC e Santana do Livramento -1,1ºC. Vários outros municípios do estado tiveram marcas entre -1/2ºC. Na capital Porto Alegre fez 3,7ºC.
A geada foi ampla pelo estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.