À Moda Antiga garante os três principais prêmios do desfile - DiCacimbinhas

ÚLTIMAS

terça-feira, 24 de setembro de 2019

À Moda Antiga garante os três principais prêmios do desfile

O desfile de 20 de Setembro de Pinheiro Machado contou com cerca de 300 cavaleiros, representando 15 piquetes. Além de autoridades locais e expressivo público, o ato contou com a participação do Pelotão Mirim da Brigada Militar. Em 2019, o tema dos festejos farroupilhas foi a “Vida e Obra de Paixão Côrtes”. Paixão Côrtes faleceu em agosto de 2018. 

PREMIAÇÕES - Durante o desfile, durante mais um ano, o público pôde participar de forma efetiva do resultado da premiação para o destaque. Através do voto popular, proposto pela Prefeitura, ocorreu a escolha do piquete vencedor do troféu Lanceiros Negros. O CCTG Lila Alves, com a comissão avaliadora composta pelos convidados Diellen Soares, José Delmar e Roberta Jacinto, premiou os destaques do ano e os melhores nas categorias desfile temático e sem tema. 

Para o já tradicional troféu Farroupilha, da Câmara de Vereadores, os jurados foram os tradicionalistas locais Jeferson Rodrigues, Magda Afonso e Rita Sampaio. 

PREMIAÇÃO DA CÂMARA DE VEREADORES
Desfile temático: À Moda Antiga (1º lugar); Piquete do Xiru (2º lugar) e Rafael Pinto Bandeira (3º lugar). Piquete sem tema: Guardiões da Olaria 

TROFÉU LANCEIROS NEGROS (VOTO POPULAR)
Piquete À Moda Antiga

PREMIAÇÃO DO CCTG LILA ALVES 
Desfile temático: À Moda Antiga (1º lugar); Redomão (2º lugar); Piquete do Xiru (3º lugar) e Rafael Pinto Bandeira (4º lugar). Destaque 2019: À Moda Antiga (1º lugar); Piquete do Xiru (2º lugar); Piquete Lila Alves (3º lugar) e Piquete Querência (4º lugar). Piquete sem tema: Guardiões da Olaria.

O MELHOR DE 2019 - Fundado no ano de 2012 por um grupo de jovens tradicionalistas, o piquete À Moda Antiga terminou o 20 de setembro de 2019 com as três maiores premiações do desfile em Pinheiro Machado. Atualmente formam um grupo de 48 integrantes. Com o tema “Adão Latorre: uma história de guerra, amor e esperança que muitos desconhecem”, a encenação mostrou o enfrentamento entre federalistas (Maragatos) e republicanos (Pica-paus). Segundo relatos, a carnificina aconteceu no decorrer da sangrenta data de 23 de novembro de 1893. Consta que trezentos soldados republicanos foram rendidos em um cercado para gado, que ficou conhecido como “potreiro das almas”, e posteriormente teriam sido friamente degolados. A riqueza de detalhes, na voz de Amanda Gonçalves, e a atuação de parte dos integrantes do piquete prenderam a atenção de todos os presentes na manhã gelada do Dia do Gaúcho na praça Angelino Goulart. Todo o cuidado, o capricho e a dedicação do piquete À Moda Antiga durante o desfile temático resultou no reconhecimento do CCTG Lila Alves, da Câmara de Vereadores e do voto popular de quem assistia ao ato tradicionalista na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.

Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.