Crianças e jovens entre 5 e 19 anos de idade são o foco desta etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a doença, que vai até o dia 13 de março
Começou na segunda-feira (10) a campanha nacional de vacinação contra o sarampo para crianças e jovens dos cinco aos 19 anos. A campanha tem o objetivo de interromper a circulação do vírus e estender a proteção à rubéola, impedindo o surgimento de casos da doença. Essa primeira etapa acontece até 13 de março. Uma segunda etapa da campanha está programada para acontecer de 3 a 31 de agosto, para pessoas de 30 a 59 anos.
Em Pinheiro Machado o dia D da campanha ocorre no próximo sábado (15), das 8h às 16h. Será disponibilizado para a população em geral a realização de testes rápidos: HIV, SIFILIS, HEPATITE B, HEPATITE e Aferição de Pressão Arterial. Haverá também a distribuição de preservativos.
SOBRE A DOENÇA – O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa. Os sintomas iniciais são febre, tosse persistente, irritação ocular e coriza. Após esses sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés. Também pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, convulsões, lesão cerebral e morte. A transmissão ocorre diretamente de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração. A infecção também ocorre por meio de gotículas de secreções respiratórias (tosse, espirro etc.) com partículas virais no ar, que podem perdurar por tempo relativamente longo no ambiente, especialmente em locais fechados como escolas e clínicas. A suscetibilidade ao vírus do sarampo é geral e a única forma de prevenção é a vacinação.
No Rio Grande do Sul, conforme o Ministério da Saúde, 82 casos de sarampo foram confirmados desde agosto do ano passado, sendo que um em cada quatro casos registrados foi em pessoas nessa faixa etária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.