Recentemente representantes pinheirenses estiveram na oficina de pactuação da Parceria pela Valorização da Educação (PVE), que ocorreu durante três dias, em São Paulo. A atividade educacional foi proposta pelo Instituto Votorantim e contou com a participação de especialistas e representantes de 18 estados de todas as regiões do país.
Na oportunidade, foram analisados os resultados alcançados pelos municípios em 2019 e também estruturados os planos para o que se inicia: com foco nas prioridades no campo da educação em cada localidade.
Deise Ávila, técnica e mobilizadora da iniciativa em Pinheiro Machado, esteve acompanhada da coordenadora pedagógica, Bruna Domingues, e do mobilizador da Votorantim local, Helison Peter. No município, a parceria acontece desde 2017.
Em 2020, a Parceria pela Valorização da Educação (PVE) completa 12 anos de existência e vem contribuindo para a melhoria da educação pública com ações de mobilização social e de fortalecimento da gestão pública e escolar. Além de estar alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o projeto visa assegurar a educação inclusiva, quantitativa e de qualidade. A estratégia é, de um lado, engajar a população, fortalecendo a demanda por uma educação pública de qualidade e, de outro, qualificar a gestão escolar e educacional.
As atividades do programa nos municípios são compostas por quatro momentos de formação presencial, com foco na gestão escolar (coordenadores e diretores de escolas) e na gestão educacional (Secretarias de Educação). Também são realizadas, durante todo o ano, ações à distância e de mobilização social. Com metodologia própria, desenvolvida pelo Instituto Votorantim, a iniciativa acompanha a evolução dos municípios participantes durante todo o ano com base em uma matriz de competências. A avaliação prevê quatro níveis de desenvolvimento: frágil, em consolidação, consolidado e robusto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.