PINHEIRO MACHADO: Localidade que teve a menor temperatura do RS de 2019 volta a ser monitorada - DiCacimbinhas

ÚLTIMAS

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

PINHEIRO MACHADO: Localidade que teve a menor temperatura do RS de 2019 volta a ser monitorada

LOCALIDADE QUE TEVE A MENOR TEMPERATURA DO RIO GRANDE DO SUL NO INVERNO DE 2019 VOLTA A TER OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA 

Desde setembro de 2019, em decorrência de problemas com o equipamento e com a propriedade, a estação meteorológica localizada no Passo da Olaria (Serra das Asperezas), interior de Pinheiro Machado na divisa com Piratini no sul gaúcho, estava sem medir dados meteorológicos como temperatura do ar (°C), precipitação (mm) e intensidade dos ventos (km/h), dentre outras variáveis. 

Instalada no final de junho do mesmo ano, a localidade passou a ter monitoramento e virou notícia rotineira toda semana em virtude da sequência impressionante de temperaturas negativas registradas no local durante o inverno. Deve-se ressaltar que um dos grandes fatores que contribuem para que esse local se destacasse no intenso resfriamento radiativo são as características peculiares de relevo.

Na sexta-feira (14), após uma união de esforços entre a empresa e parceiros do projeto que iniciou ainda durante a graduação do curso de Meteorologia da UFPEL, a localidade que registrou -8,0°C em 07 de Julho de 2019, a menor temperatura do estado naquele inverno, voltou a registrar dados meteorológicos em tempo real, atualizados a cada 1 minuto. 

Não obstante, a Sigma Meteorologia gostaria de agradecer, em especial os proprietários dos locais onde estão localizados os aparelhos, pertencentes a Guacira Fagundes & Jean Oliz e Neimar Costa do Leon & Alda Freitas & Nei Alexandre Freitas Leon, que cederam seus espaços/estruturas para instalação dos sensores meteorológicos e reitera a importância desse feito histórico e que muito contribui com a história meteorológica do Rio Grande do Sul. 

O objetivo do projeto é divulgar as baixas temperaturas que ocorrem na Serra do Sudeste, bem como o potencial agrícola existente para o cultivo de culturas frutíferas de clima temperado. 

Nas fotos, instalação da estação meteorológica DAVIS PRO2 6152 (mais moderno e completo que o anterior) realizada pelos Meteorologistas Fernando Rafael e Gabriel Cassol, na localidade de Passo da Olaria, interior de Pinheiro Machado.

Link para acesso dos dados em tempo real de forma detalhada: https://www.weatherlink.com/…/9d33584254034df988a53…/summary

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.

Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.