Situação de emergência é decretada em Pinheiro Machado - DiCacimbinhas

ÚLTIMAS

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Situação de emergência é decretada em Pinheiro Machado

Na terça-feira (11), o município de Pinheiro Machado através do prefeito Zé Antônio (PDT), decretou situação de emergência em relação a estiagem. De acordo com o Decreto 752/2020, a estiagem verificada no município em decorrência da baixa precipitação pluviométrica nos meses de dezembro de 2019 e agravada em janeiro e fevereiro deste 2020, atingiu níveis bem importantes. 

Um laudo técnico foi emitido pela Emater/RS, bem como o levantamento efetuado pela Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente e da Secretaria de Obras que confirmaram perdas expressivas nas culturas do milho, feijão e soja, além de prejuízos na pecuária, tanto na criação de gado leiteiro quanto no corte, e dificuldade no abastecimento humano de água potável. 

PERDAS – Segundo relatório do escritório local da Emater, os prejuízos estimados ultrapassam já os 15,5 milhões. O laudo foi concluído no dia 5 de fevereiro com dados colhidos entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020. Ele foi assinado pelo chefe do escritório local, Rafael Gonçalves Lopes. 

No milho, o prejuízo é estimado em 1,3 milhão. A soja o prejuízo é estimado em 7,6 milhões. Na bovinocultura de corte, conforme a Emater, o prolongamento da estiagem fez com que os produtores não conseguissem semear as pastagens de verão, as pastagens implantadas tiveram perdas muito significativas. Além disso as pastagens nativas secaram demasiadamente, grande parte das propriedades não tem mais alimento para fornecer aos animais. O prejuízo é estimado em 6,6 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.

Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.