Troca de equipe do EMAD gera polêmica em Pinheiro Machado - DiCacimbinhas

ÚLTIMAS

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Troca de equipe do EMAD gera polêmica em Pinheiro Machado

Na noite de terça-feira (04), ocorreu uma reunião na Câmara de Vereadores, a pedido dos familiares de pacientes do programa EMAD (Equipe Médica de Atendimento Domiciliar) para tratar sobre assuntos referentes ao atual cenário de atendimento do programa. 

Segundo relato dos próprios familiares não se trata de um movimento político, porém diante de algumas negativas de atendimento e explicações sobre as mudanças em curso no atendimento do EMAD por parte da Secretaria de Saúde e pela Prefeitura Municipal, os familiares procuraram o Vereador Fabrício Costa (PSB) para pedir ajuda. 

“Quero deixar bem claro aqui, que não é um movimento político a favor de A ou B, ou contra alguém, o que fizemos foi procurar um Vereador, que é representante do povo, para nos ajudar, pois na Secretaria de Saúde nos informaram que o Secretário estava de férias e com o Prefeito quando fomos falar semana passada não pode nos atender por estar em Reunião da Feovelha” relatou uma filha de paciente. 

Em sua fala inicial, o Vereador Fabrício Costa disse que por a Câmara estar em recesso, não poderia ele convocar a presença do Secretário de Saúde e o Prefeito, contudo, enviou Ofício convidando os mesmos ou representantes destes para a reunião, pois a intenção era dar oportunidade de todos fazerem seus relatos e encaminhar uma solução junto ao Executivo. 

“O convite para comparecimento aqui, foi feito, diante do que parece pouco caso em dar explicações por parte do Executivo, já que até o momento não se fazem presente, vamos gravar o áudio deste encontro aqui na Casa, para ficar registrado a todos, e peço que um a um, os presentes façam um relato do que estão passando junto ao atendimento do EMAD”, disse Costa no início da Reunião. 

Presente também no encontro, o Vereador Ronaldo Madruga (PP), lembrou e explicou sobre o EMAD. 

“Este Programa foi criado quando eu estava à frente da Secretaria de Saúde justamente para dar um atendimento diferenciado em favor não só do paciente como também da família daqueles que por vezes estão acometidos por doenças graves, esta Equipe de Atendimento ( Dra Luciana Balinhas e cia) ganhou Premiação Nacional pela qualidade no trabalho desempenhado casa a casa”, relatou Madruga. 

Em torno de 20 pessoas estiveram presentes, e uma a uma foram dando seus relatos, alguns até fortemente emocionais, onde em todos foi dito como um pedido para a permanência da antiga equipe ou que na impossibilidade total da permanência que fosse no mínimo mantido a qualidade de atendimento, fato que a nova equipe de atendimento que iniciou dia 03 (segunda-feira) não está conseguindo manter. 

Os moradores informaram que montaram um Grupo no WhatsApp entre alguns familiares de pacientes para trocar informações momentâneas sobre os atendimentos e saberem quem está sendo atendido ou não, assim como a qualidade deste atendimento. Segundo eles, é preciso atendimento igual a todos, sem prioridades, pois houve um atendimento a um paciente que antes recebeu ligação do Secretário de Saúde e outros pacientes estão até hoje sem atendimento. 

Já no final do encontro, com a ausência confirmada do Prefeito e sua equipe, o Vereador Ronaldo, que também estava fazendo uma transmissão ao vivo em uma rede social, disse: “façam este vídeo chegar até o Prefeito que é o mandatário máximo desse Município e é quem tem o poder da Caneta para que o mesmo atenda estes pedidos dessas famílias para assim o sofrimento delas diminuir”. 

Já Fabrício disse que tomara que não seja necessário, pois se voltar à normalidade o assunto se encerra, mas se for o caso, irá até as últimas alternativas para que os pacientes e familiares não continuem sendo prejudicados.

Após a reunião a rede social Facebook foi bombardeada por comentários sobre a referida reunião.

O Secretário de Saúde Éliton Rodrigues destacou que não teria "rabo preso" e que tratava sua função com amor, dedicação e trabalho.

"Graças a Deus não tenho o rabo preso com ninguém, trato a minha função com tanto amor, dedicação e trabalho que passo mais tempo envolvido com ela do que qualquer outra atividade. Construímos com muitas mãos tudo o que hoje pode ser visto. Pra podermos chegar a um lugar diferente, temos, obrigatoriamente que seguir um caminho diferente. E resolvemos enfrentar o sistema. E claro que o sistema reage, afinal, o sistema é cheio de interesses financeiros, políticos e poder. A diferença é que não temos medo. Pode fazer o tipo de ameaça que for, pois continuaremos enfrentando. Enquanto as ameaças, coações e todo e qualquer tipo de "jogo sujo" atingir somente a mim, tudo bem. Pode vir de novo. Agora, não sejam "tão sujos" a ponto de querer expor outras pessoas e profissionais que tanto fazem e tanto fizeram pelo bem das pessoas e da comunidade pinheirense e ainda por cima, usar pessoas que estão fragilizadas e que tanto necessitam de apoio", postou Éliton.

O mesmo ainda divulgou o TAC do Ministério Público firmado com a Prefeitura, no ano passado, no que tange contrato com empresas Terceirizadas, onde já foi realizado Processo Seletivo pras diversas funções.

Já o médico Ruy Celso Pereira Ratto, conhecido popularmente por "Meco", integrante da nova equipe do EMAD, usou sua rede social também para se manifestar.

"Uma pessoa que desde que cheguei aqui, há mais de 40 anos e que tratei todos os seus filhos disse que eu não sirvo para o EMAD porque não examino os pacientes. Fique tranquila, estou apenas dando uma ajuda, para não deixar os pacientes sem atendimento. Eu fiz isso de graça desde 1979. Eu não preciso do EMAD, sou aposentado, só ajudo o meu amigo Éliton, queiram ou não, o melhor Secretario da Saúde de todos os tempos. O problema maior é que antes disso, meus familiares me azucrinaram para mim não atender. Não pensem que fiquei magoado com a pessoa, só registrei porque achei inoportuna a declaração naquela reunião com os dois vereadores", destacou Meco.

Horas depois uma nova postagem foi feita pelo Dr. via rede social. "Eu gostaria de dizer à população de Pinheiro Machado, que ficarei 30 dias no EMAD, em consideração à Janice e equipe, ao Éliton, na minha visão, o melhor Secretário da Saúde que Pinheiro Machado já teve e depois a pedido de minha família, sairei. O que eu ganhar nesses trinta dias será doado à compra da máquina de fraldas que a Maçonaria está tentando comprar junto com a Secretaria da Saúde", explicou.

Novamente horas depois, Meco pediu para que parassem com a ladaínha, que seria tudo em vão.

"Eu não quero e não vou atender o EMAD. Amanhã (hoje) vou na Promotoria e terminar com esse bate-boca que não leva a nada. Só que não fui eu quem começou essa polêmica. Eu não tenho contrato, nada, só estava ''quebrando um galho''. É muito simples, quem quiser atender, como disse o Secretário, tem que ser por concurso. Ele pode contratar emergencialmente, mas eu não estou interessado. De coração: só fico chateado pela equipe, mas não tenho outra alternativa. ''Quem gerou Mateus que o embale''. Eu só vou me resguardar judicialmente, só isso. Que cada um assuma sua responsabilidade", concluiu Meco.

O Vereador Fabrício usou também da rede social para esclarecimentos.

"Vi posicionamento na rede social, passando à ideia que a reunião na Câmara foi ato político. Pois bem, quer queira ou quer não queiram entender, a reunião foi solicitada por familiares de pacientes do EMAD, à mim, pois não conseguiram uma conversa ampla com o Executivo, para tratar e buscarem informações concretas sobre mudanças que estão em curso nesse programa e se reuniões na Casa do povo, onde se pretende unir e dialogar com as partes (Executivo, que foi feito convite para comparecimento, e familiares) é considerado “politicagem” ou que não foi levado em consideração o sofrimento das pessoas, me perdoem, mas é no mínimo tendenciosa defesa orientada pelo Executivo para distorcer fatos. Resumindo, o Executivo não se fez presente, perdendo a oportunidade de “enfrentar” as explicações com os familiares (sem ir posteriormente se explicar em redes sociais) e os relatos foram fortes, não de maneira geral criticando a atual equipe, e sim valorizando a anterior, de modo que houve relatos que se fosse para trocar, ao menos fossem feita uma transição, afinal todo Governante que se preze, faz transições quando envolve situações complexas, algo muito similar que ocorre no término de um mandado de Prefeito para assumir outro, há a transição para que quem assume esteja já ambientado sobre a situação que pega. *obs.: o áudio da reunião está gravado na Casa. Juntamente foi gravado para que possa haver provas contra eventuais distorções que em ano eleitoral são muito frequentes e a comunidade se tiver dúvidas, possa ela mesmo fazer a análise", postou Fabrício.

O Programa Multidisciplinar de Atenção Domiciliar (EMAD) foi implantado em Pinheiro Machado no ano de 2014. A conquista foi obtida em parceria com o município de Candiota, os quais, juntos, obtiveram junto ao Ministério da Saúde o repasse mensal de R$ 34 mil do Governo Federal.

No blog do amigo Ernesto Serra há uma entrevista que detalha mais sobre o EMAD de Pinheiro Machado. Clique aqui e leia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.

Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.