O governo do Estado definiu algumas das medidas que serão tomadas para dar suporte aos municípios afetados pela estiagem no Estado – em especial da região Sul, impactados com mais intensidade pela falta de chuva.
Embora algumas medidas ainda estejam em estudo, o governador Eduardo Leite autorizou a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e a Secretaria de Obras e Habitação (SOP) a tomarem providências imediatas. A decisão foi anunciada na noite da quinta-feira (5/3), depois de reunião com secretários das pastas envolvidas na questão.
Por parte da Secretaria da Agricultura, o secretário adjunto Luiz Fernando Rodriguez Júnior explicou que a Seapdr vai acelerar a entrega de cerca de 40 microaçudes em municípios na região Sul. Além disso, providenciará, com maior rapidez, a entrega de kits de irrigação. A logística de transporte receberá o auxílio da Brigada Militar.
A Secretaria de Obras e Habitação se encarregará do processo de liberação de R$ 250 mil, referente à contratação de horas-máquina.
Serão 12 municípios beneficiados – Arroio Grande, Bagé, Barros Cassal, Canguçu, Cristal, Dom Pedrito, Hulha Negra, Ibarama, Pedras Altas, Progresso, Santana do Livramento e São Lourenço do Sul. Ainda carente de análise pelo departamento jurídico, a verba deve ser liberada em breve.
A Defesa Civil também se comprometeu a aumentar o número de agentes disponíveis em todo o Estado.
Além disso, seguirá, com mais agilidade, analisando a documentação enviada por prefeituras, a fim de fazer um levantamento da quantidade de perfuração de poços e de caixas d'água necessários.
Na quarta-feira (11/3), o governador pretende se reunir com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para conversar sobre um possível auxílio aos municípios por parte do governo federal.
Na quarta-feira (4/3), o governador recebeu prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), que entregaram um documento com demandas referentes ao período de estiagem. Leite havia se comprometido a se reunir com os representantes das secretarias envolvidas na questão para discutir o assunto já nesta quinta.
Participaram da reunião os secretários Juvir Costella (Logística e Transportes), Artur Lemos Júnior (Meio Ambiente e Infraestrutura), José Stédile (Obras e Habitação), Luiz Fernando Rodriguez Júnior (adjunto da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural), Claudio Gastal (Governança e Gestão Estratégica), Roberto Barbuti (diretor-presidente da Corsan) e o coronel Júlio César Rocha Lopes (chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.