Recolutando história - A província de São Pedro, e os santos - DiCacimbinhas

ÚLTIMAS

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Recolutando história - A província de São Pedro, e os santos

Por Carlitos Dutra 

O Rio Grande do Sul, é um dos territórios com mais referências religiosas católicas. Além das missões erguidas pelos santos padres, São Miguel, São Borja, etc...praticamente todas as demais indicações geográficas tem como referência a religião. 

A própria denominação da capitania, nos mostra isso. Até hoje a denominação dos municípios é pontilhada de São Pedros, Antônios, Gabriel, Sebastião, Vendelino, entre dezenas de outros.

No passado, até nomes hoje sintetizados tinham evocação religiosa, como é o caso de São João de Montenegro, da Cachoeira e mais especificamente o nosso caso Nossa Senhora da Luz das Cacimbinhas. A edificação mais importante em qualquer localidade era sua igreja. Mesmo assim o Rio Grande católico só foi ter seu primeiro bispo em 1858.

Dom Feliciano Prates, nomeado para conduzir a igreja da Província. A partir do século 20, o Rio Grande foi subdividido em várias dioceses, a começar por Pelotas, Santa Maria e Uruguaiana, depois vieram outras, hoje a Matriz Cacimbinhense está vinculada a diocese de Bagé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.

Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.