Decreto estipula regras para velórios em Pinheiro Machado - DiCacimbinhas

ÚLTIMAS

terça-feira, 19 de maio de 2020

Decreto estipula regras para velórios em Pinheiro Machado

Publicado no domingo (17), o Decreto nº 783/2020 flexibilizou o retorno de algumas atividades na cidade como a abertura dos templos religiosos, academias e até mesmo a realização de remates, claro que todos com certo regramento.

O Decreto também trouxe regramentos para a realização dos velórios, os quais deverão cumprir uma série de obrigações.

Fica proibido qualquer espécie de contato físico entre os participantes do velório (aperto de mão, abraços, beijos, etc.). É permitido a permanência no espaço físico onde esteja acontecendo o velório, de no máximo 05 pessoas, respeitando o distanciamento de dois metros entre os presentes.

É obrigatório o uso de máscara de proteção para todos os presentes, a duração máxima dos velórios será de quatro horas e a urna funerária deverá estar fechada durante todo o funeral.

Como de costume em tempos de covid-19 é obrigatória a disponibilização de álcool gel 70%, sabonete líquido e água para higienização das mãos dos presentes e também é proibido o consumo de chimarrão e alimentos, ou seja, é proibido o consumo e compartilhamento de bebidas e copos.

Não é permitido a presença de pessoas com sintomas gripais (febre, sensação de febre, dor de garganta, coriza nasal, tosse) e os encarregados de colocar o corpo na sepultura, em pira funerária, etc. devem usar luvas e higienizar as mãos com água e sabonete líquido, após retirada das luvas.

Orienta-se que as pessoas dos grupos mais vulneráveis (crianças, idosos, com doenças crônicas, imunodeprimidos ou gestantes) e que apresentam sintomas de infecção respiratória, não participem dos funerais.

Já em casos de óbitos ocorridos em Unidades Hospitalares após o fechamento dos cemitérios, o corpo deve permanecer nestas unidades acondicionado em local e equipamento apropriado.

Em casos de óbitos ocorridos em residência particular, a funerária deverá ficar responsável pelo corpo até o início do velório. Caso seja imprescindível a presença das pessoas que apresentem os sintomas de febre, sensação de febre, dor de garganta, coriza nasal, tosse, as mesmas deverão usar máscara caseira e permanecer o mínimo possível no local e evitar o contato físico com os demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.

Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.