Novo caso suspeito de coronavírus em Pinheiro Machado - DiCacimbinhas

ÚLTIMAS

terça-feira, 19 de maio de 2020

Novo caso suspeito de coronavírus em Pinheiro Machado

O Comitê Extraordinário de Saúde publicou nesta segunda-feira (18), mais um boletim epidemiológico a respeito da evolução do coronavírus exclusivamente no âmbito do Município de Pinheiro Machado. 

Há 2 pessoas em internações domiciliares, 39 liberados, 01 caso suspeito, nenhum confirmado e 9 descartados. 

Lembramos que o uso de máscaras para acesso aos estabelecimentos da cidade é obrigatório desde a quinta-feira, 07/05, com a publicação do Decreto nº 777/2020. 

Informamos ainda que, conforme o Modelo de Distanciamento Controlado lançado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que se encontra em vigor a partir desta segunda-feira, 11 de maio, é obrigatório o uso de máscaras em ambientes fechados ou abertos de uso coletivo, entre outros protocolos a serem cumpridos de acordo com a bandeira da região, sendo que Pinheiro Machado está, atualmente, na zona da bandeira laranja.

SOBRE OS TESTES RÁPIDOS
Segundo a Enfermeira Chefe da Vigilância em Saúde integrante do Comitê Extraordinário de Saúde Marina Scheer Dos Santos, os testes rápidos estão sendo usados nos casos notificados com síndrome gripal conforme protocolo da secretaria estadual da saúde, todos com resultado negativo. 

"A indicação do teste rápido é após 10 dias de sintomas. O resultado negativo no teste rápido não descarta diagnóstico, o positivo sim confirma diagnóstico. Quando e se tivermos um teste rápido positivo, será divulgado no boletim diário. Quando a pessoa é colocada como suspeita, é coletado material e enviado ao lacen, também conforme protocolo da secretaria estadual da saúde. Este teste de PCR no lacen é feito até o 7 dia de sintomas, preferencialmente do 3 ao 5 dia do início dos sintomas", explicou Scheer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.

Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.