O Governo Municipal de Pinheiro Machado através da equipe da Vigilância em Saúde, publicou na segunda-feira (13), nota esclarecendo que o pinheirense Jeferson Borges, 32 anos, que testou positivo para coronavírus no domingo (12), estava em isolamento domiciliar e acompanhado por tele consulta pela Equipe da Vigilância em Saúde desde o dia da notificação, que ocorreu em 2 de julho de 2020.
“Seguimos os critérios de testagens da Secretaria Estadual de Saúde, que são revisados e atualizados periodicamente. Até o momento, tal usuário não tinha critério para realizar o teste RT-PCR COVID-19 pelo LACEN, tendo optado por realizar na rede particular. O mesmo só apresentaria critério para realizar Teste Rápido COVID-19 a partir do 10º dia de sintoma”, explicaram.
A equipe informou ainda que todos os usuários notificados por síndrome gripal serão testados, seja por RT-PCR ou Teste Rápido, sendo avaliados os critérios para definição de teste. Além disso, todos os contatos de qualquer caso confirmado passarão por Teste Rápido.
“O teste RT-PCR COVID-19 só pode ser feito em casos sintomáticos do 3º ao 7º dia de sintoma, enquanto o Teste Rápido só pode ser realizado a partir do 10º dia do início dos sintomas, ou a partir do 10º dia de contato com caso confirmado. A testagem realizada fora dos períodos definidos pode levar a um resultado falso negativo. Todos os usuários descritos em isolamento domiciliar no boletim são considerados SUSPEITOS, pois serão testados em tempo oportuno”, frisaram.
Por fim a nota ressalta que muitos usuários realizam testagem em rede privada, e a Vigilância em Saúde é notificada pelos laboratórios, e estes usuários são monitorados quando apresentam sintomas compatíveis com a doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.