É verdade que a Semana Farroupilha está muito diferente este ano. Na maioria das cidades, os bailes estão proibidos, por exemplo. Mas, no sábado, uma programação especial, ainda que on-line, promete emocionar os gaúchos.
Acontece que o Gaúcho da Fronteira vai realizar uma live, a partir das 19h30min. O curioso é o cenário da apresentação virtual: Será no castelo de Pedras Altas. E a ideia é arrecadar recursos para a manutenção do espaço, que é tombado pelo patrimônio histórico.
A transmissão - direto do prédio construído em 1912 pelo escritor e político Joaquim Francisco de Assis Brasil - será pelo canal do Gaúcho da Fronteira no YouTube, onde o artista tem mais de 71,8 mil inscritos.
A programação integra o projeto "Gaúcho coração", que previa apresentações históricas durante a Semana Farroupilha (uma iniciativa do deputado federal progressista Jerônimo Goergen).
Além do castelo de Pedras Altas, estão entre os cenários das apresentações de artistas como Elton Saldanha, Jorge Guedes, Pedro Ortaça e Serginho Moah, pontos turísticos gaúchos como as Ruínas de São Miguel, Catedral Angelopolitana de Santo Ângelo e o Spa do Vinho de Bento Gonçalves.
Conforme o projeto, o Festival Gaúcho Coração nasceu da vontade do parlamentar em ajudar os artistas regionais atingidos pela crise na área cultural, provocada pela pandemia". Goergen justificou: “Eu vi muitos amigos e artistas que admiro passando por sérias dificuldades, sem poderem tocar para o povo e levar o sustento para casa. Fui atrás de parceiros na iniciativa privada para poder viabilizar algumas apresentações. E o projeto simplesmente estourou, foi um sucesso”.
Há, ainda, o caráter solidário, com arrecadação de fundos para hospitais e entidades assistenciais.
Segundo Jerônimo, porém, a live prevista para o castelo de Pedras Altas também foi pensada para arrecadar fundos para a revitalização do espaço cultural e a preservação de sua memória. O último ato do Festival Gaúcho Coração está previsto para o dia 23 de setembro, quando o parlamentar pretende reunir amigos para um show de prestação de contas das mais de 50 lives realizadas desde maio.
Breve história
Entre os destaques do castelo de Pedras Altas está o fato de que Assis Brasil montou uma biblioteca com 15 mil títulos - o maior acervo do Estado. A construção de pedras de granito rosado tem linhas medievais e 44 cômodos. E está fechada desde 2017: A informação é de que a umidade deteriorou muitas obras, assim como a mobília, originária de Nova Iorque e Paris.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.