Apenas os chefes do Executivo de Herval, Pinheiro Machado e Santana da Boa Vista decidiram ficar de fora da disputa
O eleitor dará a resposta nas urnas em 15 de novembro. Mas dos 18 prefeitos da região - afora Pelotas - que poderiam tentar a reeleição, 15 decidiram entrar na disputa para permanecer no comando de seus municípios.
Apenas os chefes do Executivo de Herval, Pinheiro Machado e Santana da Boa Vista optaram em ficar de fora do pleito de 2020.
Exatamente 70 chapas estão registradas e, agora, os candidatos têm menos de 40 dias para correr atrás dos votos. Um outro ponto que também chama a atenção é o número de ex-prefeitos que buscam retornar ao cargo ou mesmo na condição de vice.
Ao todo, 15 nomes se reapresentam ao eleitorado, em 14 cidades diferentes. 61% dos atuais prefeitos tentarão a reeleição no país
Os dados da Confederação Nacional dos Municípios apontam: 61% dos 5.568 prefeitos concorrem à reeleição. O índice poderia ser ainda maior, já que em 2016 houve recorde de renovação nas prefeituras e 79% dos chefes de Executivo estão concluindo o primeiro mandato e poderiam ter se candidato.
Na prática, portanto, 1.015 gestores decidiram ficar de fora das Eleições 2020, no país. É o caso de três prefeitos da Zona Sul.
José Antônio Rosa (PDT):
O prefeito de Pinheiro Machado falou com gosto sobre os cerca de 30 anos de trajetória na política, com dois mandatos como vereador e um em que começou como vice-prefeito, em 2009, e encerrou no mais alto posto do município.
"A conjuntura nacional, as dificuldades financeiras ampliadas pela estiagem e o impacto da Covid-19 agravaram o cenário, que já era complicado. A gente se desgastou muito. Estou bem cansado. Então, preferi cuidar um pouco da minha saúde", argumenta.
Aos 67 anos de idade e hipertenso, José Antônio falou em dar espaço aos mais jovens, com vigor pra enfrentar as adversidades, embora tenha deixado um alerta às novas gerações: "Hoje o pior emprego, se é que pode se chamar assim, o pior emprego é ser prefeito. É complicado", completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.