O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), André Pepitone, assinou, na manhã de sexta-feira (09), com o secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos, em encontro virtual, que contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o Acordo de Cooperação Técnica para viabilizar Inventário Participativo de Potencial Hidrelétrico do Rio Camaquã.
O diretor-geral da ANEEL destacou a importância do Acordo de Cooperação Técnica assinado. Segundo ele, o modelo do inventário participativo possibilita agilidade, otimização de processos, eficiência e segurança no licenciamento para novos empreendimentos hidrelétricos.
Pepitone acrescentou que o inventário do Rio Camaquã possui sete aproveitamentos com potencial de 78,5 megawatts de potência e previsão de investimentos da ordem de R$ 630 milhões no Estado.
“As usinas seriam capazes de abastecer cerca de 180 mil residências ou aproximadamente 560 mil pessoas”, finalizou o diretor-geral.
A Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã pertence à Região Hidrográfica das Bacias Litorâneas e abrange uma área de cerca de 21 657 km². Em seu território estão inseridos, total ou parcialmente, 28 municípios.
Suas nascentes estão situadas próximas às localidades de Torquato Severo, no município de Dom Pedrito, divisa com Bagé, e Tabuleiro, no município de Lavras do Sul.
O rio principal tem uma extensão aproximada de 430 km, desembocando na Lagoa dos Patos, entre os municípios de São Lourenço do Sul e Camaquã.
Os municípios integrantes da Bacia do Rio Camaquã são: Amaral Ferrador, Arambaré, Arroio do Padre, Bagé, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Camaquã, Canguçu, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, Dom Pedrito, Encruzilhada do Sul, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Santana da Boa Vista, São Jerônimo, São Gabriel, São Lourenço do Sul, Sentinela do Sul, Tapes e Turuçu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.