O calor intenso ajuda na proliferação de pulgas e carrapatos. É preciso ficar alerta e garantir a proteção dos animais domésticos e, por conseguinte, de todos que convivem com eles.
A atenção deve ser redobrada, sobretudo quando há chuvas e posteriormente uma suba na temperatura. Acontece que a combinação calor e chuva favorece a proliferação dos parasitas.
A médica veterinária Juliana Peres Flôres diz que apenas 5% das pulgas e dos carrapatos podem ser encontrados nos bichinhos. Ou seja, 95% estão no ambiente e se proliferam constantemente. Por isso é tão importante combatê-los, sobretudo em lugares escuros, como pisos de parquês, de baixo de tapetes e móveis.
É preciso considerar alguns prejuízos que os parasitas podem significar para os bichinhos, como o mal desenvolvimento do animal em decorrência do parasitismo; dermatíte alérgica à picada de pulga/dermatite alérgica de contato, doenças hematológicas (babesiose, erlichiose, anaplasmose), vermes transmitidos pelas pulgas (dipylidium caninum).
Mas, afinal, como evitar o problema?
A profissional enfatiza que é preciso manter os cuidados com o animal. Para isso, é importante recorrer sempre ao antipulgas e ao carrapaticida.
"Lembrando que os principais do mercado duram em média 30 dias. Tendo, então, que administrar regularmente o produto todo o mês", explica.
A médica veterinária ressaltou que os antipulgas e carrapaticidas mais eficazes atualmente são os comprimidos palatáveis.
Alguns cuidados com o ambiente também são determinantes:
Existem produtos para diluição ou até mesmo sprays que são indicados para quebrar o ciclo das pulgas. Conforme a profissional, são três aplicações, com intervalo de sete dias entre elas.
Contra carrapatos o intervalo é de 21 dias. A aplicação de ambos deve ser feita tanto dentro de casa como no pátio e nos muros. E é preciso um alerta:
"Deve-se ter cuidado para a não intoxicação, tanto de animais como das pessoas da casa, optando sempre por dias ensolarados para secar mais rápido e abrir todas as aberturas da casa".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.