Foi aprovado por todos vereadores duas moções que serão encaminhadas ao Ministério da Saúde solicitando à inclusão dos agentes de educação e dos agentes de segurança pública (Polícias Civil e Militar) no plano nacional de imunização.
Segundo os parlamentares hoje o processo de imunização referente a pandemia do COVID-19 tem privilegiado aqueles Grupos da Saúde que estão na linha de frente no atendimento diuturno dos pacientes que procuram o sistema de saúde, seja ele para o atendimento de quaisquer doenças, mas principalmente, neste momento, os infectados pelo coronavírus.
“Tem sido um trabalho duro e permanente, que tem exigido um grande esforço de cada um desses Profissionais da saúde, que se revezam para o atendimento de uma demanda, cada vez mais crescente. Entretanto, temos verificado que os agentes de educação, constituídos por professores e servidores, também, estão na linha de frente, fazendo valer o cumprimento dos Protocolos de Segurança e de distanciamento social, tão necessários para impedir a proliferação do Vírus”, explicaram na moção.
Os vereadores explicaram que estes Profissionais também estão sendo contaminados com a COVID-19, pelo contato direto que têm com a população mais vulnerável e mais carente da sociedade.
“Tendo em vista a dificuldade de acesso à internet no nosso município, as aulas remotas comprometeram muito o aprendizado no ano de 2020, assim como estão comprometendo no corrente ano, motivo pelo qual, para que se retorne à uma realidade presencial das atividades educacionais o mais breve possível, a vacinação prioritária deve atingir todos os trabalhadores da área da educação”, enfatizaram.
Sobre a vacinação dos agentes de segurança pública (Polícias Civil e Militar), incluindo-se neste Grupo, como os Fiscais Sanitários, os parlamentares explicaram que os mesmos trabalham diuturnamente, especialmente, nos finais de semana, e estão sendo contaminados com a COVID-19, pelo contato direto que têm com a população mais vulnerável e mais carente da sociedade.
“Tendo em vista o reduzido número destes agentes em municípios de pequeno porte, qualquer afastamento poderá deixar a comunidade desamparada de segurança, vez que não há pessoal para reposição”, justificaram.
Ressalta-se que os agentes de segurança de Pinheiro Machado já iniciaram a vacinação.
O Secretário de Saúde, Éliton Rodrigues destacou que ficou feliz em poder vacinar os profissionais da segurança pública do município. “Pois eles sempre estão nos apoiando diariamente nas missões da Secretaria de Saúde e no enfrentamento ao vírus”, afirmou.
O Prefeito em exercício Ronaldo Madrugada, acompanhou a vacinação e falou sobre a importância dessa imunização. “São pessoas que trabalham na defesa do cidadão e na aplicação da lei e que precisam estar imunizados. Um surto em meio a esses profissionais comprometeria a segurança pública da comunidade”, finalizou.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.