Câmara aprova PL que cria o Serviço de Inspeção Municipal em Pinheiro Machado - DiCacimbinhas

ÚLTIMAS

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Câmara aprova PL que cria o Serviço de Inspeção Municipal em Pinheiro Machado


Foi aprovado na Câmara Municipal o Projeto nº 36/2021 que institui a obrigatoriedade da inspeção e fiscalização de produtos de origem animal, e cria o Serviço de Inspeção Municipal em Pinheiro Machado.

Desta forma fica estabelecida a obrigatoriedade da prévia fiscalização, sob o ponto de vista industrial e sanitário, de todos os produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, sejam ou não adicionados de produtos vegetais, preparados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito para ou de estabelecimentos industriais ou entrepostos de origem animal, que façam apenas comércio municipal. 

Também fica criado o Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), sob responsabilidade da Secretaria Municipal da Agropecuária e Meio Ambiente, a ser regulamentado por Decreto Específico. A inspeção sanitária e industrial, será de responsabilidade exclusiva de Médico Veterinário. 

O Médico Veterinário responsável poderá ter equipe que lhe auxilie na realização das inspeções. Nos casos de emergência, em que ocorra risco à saúde ou ao abastecimento público, o Município poderá contratar especialistas, com habilitação de Médico Veterinário, para atender aos serviços de inspeção prévia e fiscalização, por tempo não superior a um ano. 

A remuneração dos contratados será em nível compatível com o mercado de trabalho e disponibilidades financeiras, respeitada a legislação. Ficará a cargo do Serviço de Inspeção Municipal fazer cumprir esta lei e as normas e regulamentos que vierem a ser implantados por meio de dispositivos legais que dizem respeito à inspeção sanitária e industrial dos estabelecimentos. 

Com a aprovação do PL, ficou revogada a Lei nº 4.264/2016. 

"Temos em nosso Município alguns estabelecimentos que industrializam Produtos de origem animal, bem como alguns que pretendem produzir, e por esta razão devemos estar aptos para a chegada de novas indústrias no ramo de alimentação, industrialização e fabricação de produtos de origem animal", explicou o prefeito em exercício Rogério Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.

Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.