Alunos dos oitavos e nonos anos do colégio Hipólito Ribeiro assistiram nesta semana palestra com as professoras Marizete Duarte e Cláudia Maracci sobre leitura e abordagens de valorização da cultura negra. O projeto integrou a Semana da Consciência Negra.
Preconceito Linguístico foi tema de Palestra para alunos do Hipólito Ribeiro
Na manhã do dia 29 de novembro, alunos dos Anos Finais do Ensino Médio participaram da Palestra: "Preconceito Linguístico na Fala dos Brasileiros" ministrada pelo professor Sandro Flores da Rosa. Tal atividade integra a programação da Semana da Consciência Negra que se encerra, neste mesmo dia no colégio.
Na oportunidade foi discutido com os alunos as formas de preconceito na fala dos brasileiros que denotam preconceito racial, como também as implicações da Lei 7.716/89 que pune tal crime.
O professor Sandro, que, também é, Pós-graduado em Linguística, apresentou uma lista de expressões que estão impregnadas no vocabulário do brasileiro que confiram preconceito racial, bem como o valor do signo linguístico arbitrário tão comum no dia a dia dos falantes de Língua Portuguesa.
Palestra sobre a História do Negro do Brasil
No dia 22 de novembro o Colégio Hipólito Ribeiro iniciou as atividades alusivas à Semana da Consciência Negra com ações em sala de aula, discussões sobre o papel do negro na sociedade e sua importância na formação do povo brasileiro. Cartazes e painéis e murais foram feitos pelos alunos dos Anos Iniciais e nas aulas de Artes.
No dia 26 a professora Adriana Camargo Garcia ministrou uma palestra sobre a história do Negro no Brasil e Rio Grande do Sul, para o turno da manhã e à tarde os alunos dos sextos anos participaram de oficina sobre Capoeira com o professor Agamenon (Mestre Bafo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.