O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de testes, em larga escala, que possibilita ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e os fatores que podem interferir no desempenho dos estudantes.
Devido à pandemia, o exame será executado respeitando todos os protocolos de biossegurança em prevenção à Covid-19.
Por meio de testes e questionários que serão aplicados nesta sexta-feira(26), entre os alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, será possível ter uma noção dos níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.
O resultado do exame vai representar um indicativo da qualidade do ensino e oferecer subsídios para a elaboração, monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base nessas evidências.
Desde 1990, a maior avaliação da educação básica é realizada e, ao longo dos anos, sofreu várias adequações e estruturações até chegar ao seu formato atual. Além de avaliar o ensino fundamental e o ensino médio, a partir de 2019, a prova também contemplou a educação infantil brasileira. Tradicionalmente, são avaliadas habilidades em Língua Portuguesa (foco em leitura) e Matemática (resolução de problemas).
No Hipólito Ribeiro, as provas do SAEB serão aplicadas, dia 26/11, seguindo o seguinte cronograma e horários:
Das 8h30 às 11h para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, turmas 51 e 52, e para os 3º anos do Ensino Médio, turmas 301 e 302.
Das 13h30min às 16h para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, turmas 91 e 92.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.