O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), de Pinheiro Machado promove nesta terça-feira (23), às 14h, o encontro “21 Girassóis” em alusão ao Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher, celebrado oficialmente no dia 25 de novembro.
O evento faz parte de uma ação regionalizada promovida pelo Grupo Autônomo de Mulheres de Pelotas (GAMP), que convidou o município para integrar a Campanha Nacional pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas.
A Campanha propõe 21 dias de ativismo, tendo início neste sábado (20), Dia Nacional da Consciência Negra, se estende até o dia 25 de novembro, Dia Internacional da Luta pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, com encerramento no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Ao todo, são 11 municípios da região participando da campanha. As atividades previstas são focadas em dois eixos: fome e reflexão sobre as diferentes violências às mulheres, focando o respeito e a igualdade, problematizando os porquês desta violência, diferença entre os sexos, compartilhando responsabilidades e tarefas, trazendo os homens para dentro desta Campanha e envolvendo a comunidade.
No dia 23, está confirmada a presença das ativistas do município de Pelotas, Diná Lessa Bandeira, coordenadora do GAMP; Myryam Viégas, coordenadora das Políticas Públicas para as Mulheres de Pelotas e Lúcia Christ, assistente social, da Delegacia de Pinheiro Machado, Alexandra Sosa e vereadoras municipais.
Na ocasião, serão homenageadas 21 mulheres, representando os 21 dias de ativismo.
De acordo com a equipe do CRAS, serão distribuídos panfletos com orientações e contatos indicados para denúncias contra a violência às mulheres.
“Também iremos fazer a distribuição de mudas de girassóis, orientando que ao chegarem em suas residências realizem o plantio, já que o girassol é o símbolo do Levante Feminista, flor que representa esperança”, relatou.
Para finalizar o evento, haverá um aulão de zumba destacando a importância da prática de exercícios físicos para saúde e o bem-estar que a prática da dança traz, aumentando a autoestima das mulheres e proporcionando um momento de descontração.
A assistente social de Pinheiro Machado, Juacema Costa, fez um convite especial às mulheres do município.
“A presença de todos é muito importante, pois esse é um tema que precisa ser colocado em pauta, para que essa luta seja de todas e de todos, precisamos sensibilizar a sociedade diante dessas dores, que tantas mulheres sofrem diariamente”, falou.
A organização do evento solicita, para aqueles que tenham condições, a doação de 1 kg de alimento ou um pacote de absorvente, focando na pauta atual da pobreza menstrual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.