A partir do dia 10 de fevereiro, a Associação Brasileira de Capoeira Contemporânea Enigma das Senzalas (ABRACCES) vai trocar de nome e prestar uma homenagem ao Corpo de Lanceiros Negros ao ser denominada Associação Desportiva e Cultura Capoeira Lanceiros Negros. A ABRACCES foi fundada em agosto de 2010, pelo mestre Agamenon Vieira (Bafo).
Apesar de já ter um nome consolidado, inclusive fora do Brasil, a troca busca atingir um público maior e dar um enfoque especial a historia dos Lanceiros Negros.
Segundo o Mestre Bafo, a ideia é aproximar a Cultura da Capoeira da Cultura Gaúcha, preservando assim a memória e a história dos Lanceiros, além de tornar o trabalho da Associação ainda mais atrativo a comunidade Pinheirense.
“Nesta nossa luta incessante contra as drogas, queremos ser mais atrativos aos jovens de nossa cidade e, para isso, além das tradicionais aulas de capoeira, estamos tornando a Associação um pouco mais teatral, montando coreografias que vão ilustrar o dia a dia dos Lanceiros Negros”, relatou.
Serão realizadas apresentações artísticas voltadas exclusivamente para a cultura gaúcha, destacando o acontecimento do Cerro dos Porongos fazendo com que a história permaneça viva nos dias atuais.
“A ideia é combinar ataques e defesas com as lanças, a Luta Capoeira, mostrando assim como seria um dia de treinamento, ou como um Lanceiro sobreviveria a uma emboscada,” esclareceu.
“A escola de Capoeira vai seguir trabalhando e quando estiverem prontas as coreografias queremos realizar demonstrações nos CTGs e Piquetes de todo o nosso Estado, com o intuito de ajudar a contar este importante capítulo da história que ocorreu em terras Pinheirenses”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.