Nesta semana está ocorrendo a Semana do Meio Ambiente em Pinheiro Machado.
Nos dias 07 e 08 os alunos da rede municipal de ensino acompanhados de seus professores estiveram no Galpão de reciclagem participando de uma roda de conversa com a fiscal ambiental, Thais Neto da Cunha e com a licenciadora ambiental, Ludiele Siuch da Silva Domingues.
Na oportunidade os alunos puderam acompanhar como é feito todo processo de reciclagem no Munícipio.
Integrante da Associação de Trabalhadores de Recicláveis, a jovem Camilly Correa explicou que no momento 10 pessoas trabalham na associação de recicláveis e de que forma se dá a reciclagem no Município. “Uma equipe fica responsável por fazer a coleta dos materiais nos estabelecimentos do Município, enquanto as demais ficam no galpão recebendo e separando os materiais. Fizemos a classificação dos resíduos e posteriormente os materiais são embalados e encaminhados para fora do Munícipio. Desta forma, digna, garantimos recursos que ajudam nossas famílias”, explicou.
A fiscal Thais Cunha enfatizou sobre todos benefícios da reciclagem destacando que o processo de reciclagem funciona também como Educação Ambiental.
“A Reciclagem é importante tanto para o Meio Ambiente, quanto para as pessoas. É uma ação continuada de coleta e processamento de resíduos que de outra forma seriam jogados como lixo, mas que podem ser reaproveitados e transformados em novos produtos. Além disso acaba gerando emprego e renda para as famílias pinheirenses. É preciso que as novas gerações tenham cada vez mais conhecimento sobre a importância da reciclagem dos resíduos”, destacou.
Thais ainda explicou que além de favorecer uma atividade rentável gerando empregos, a reciclagem reduz a quantidade de resíduos (lixo não reciclável) enviados para aterros sanitários.
Presente no bate-bate, o vice-prefeito e também secretário de Agropecuária e Meio Ambiente Rogério Gomes de Moura comentou sobre a importância da reciclagem dos resíduos sólidos.
“O que para alguns pode ser considerado lixo, para muitos é fonte de renda. Quando cada um recicla seus resíduos, está fazendo uma economia para o município, pois pagamos por tonelada de lixo despejada no aterro e, ao mesmo tempo, transformamos em dinheiro para essa gurizada maravilhosa da reciclagem”, comentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.