Na manhã de segunda-feira (06), o prefeito Ronaldo Madruga junto a outros prefeitos da região esteve em reunião virtual com representantes da Diretoria e da Assessoria Jurídica do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS). Entre as pautas tratadas foi debatida a falta de médicos na região, principalmente na atenção básica.
Os prefeitos reivindicam, entre outras medidas, a contratação de médicos de países vizinhos que não possuem CRM, alegando que isso evitaria a desassistência nas comunidades.
O prefeito Ronaldo enfatizou que foi solicitado o parecer favorável do Conselho de Medicina para o termo de reciprocidade entre os países que compõe o Mercosul. “Ou seja, a ideia é que os médicos formados nesses países possam atuar até três anos no Brasil e paralelamente buscarem a revalidação do diploma, caso eles não busquem o revalida nesse período, a contratação não continuaria, isso já acontece no Uruguai, com médicos brasileiros”, relatou.
O prefeito destacou também que ficou alinhada uma reunião em Brasília com a comissão que trata dos médicos de fronteira, onde será solicitado que eles sejam parceiros para que os municípios que estão em faixa de fronteira passem a ser considerados zona de fronteira.
Madruga salientou ainda que foi debatida uma outra alternativa, para que o CREMERS faça a frente ao Conselho Federal de Medicina para que os municípios possam ter sua própria política pública de contratação médica. “Aí nós teríamos nosso parâmetro, nossa bolsa de assistência e médicos formados nas nossas universidades brasileiras”.
O conselheiro Marcos André dos Santos, do Departamento de Fiscalização, ressaltou a importância da qualidade do atendimento médico e o papel do Conselho para que os profissionais trabalhem dentro dos preceitos legais e éticos para o bem de toda a sociedade.
O vice-presidente Marcelo Dávila ressaltou o caráter de autarquia pública federal do Conselho, bem como suas funções regulamentadora, fiscalizadora e judicante, estritamente dentro da norma legal.
Também, colocou o Cremers à disposição para levar as solicitações dos gestores públicos ao CFM e ao Ministério da Saúde.
Participaram da reunião: Participantes da reunião, representando o CREMERS: Dr. Marcelo D’Avila – Vice-Presidente, Dr. Marcus André dos Santos – Conselheiro do Departamento de Fiscalização, Dra. Carla Bello – Assessora Jurídica, Dr. Guilherme Brum – Assessor Jurídico, Salete Teixeira – Assessora de Comunicação.
Representando a comissão dos municípios participaram: Prefeito Ronaldo Madruga – Pinheiro Machado, Prefeito Sávio Prestes – Lavras do Sul, Prefeito Luiz Carlos Folador – Candiota, Prefeito Rogério Cruz – Jaguarão, Drª. Lóren Pinto Ferreira – Assessora Jurídica da Comissão – Chefe de Gabinete de Pinheiro Machado, Dr. Alex Camacho – Assessor Jurídico da Comissão – Secretário de Administração de Pinheiro Machado, Liziane Jardim – Secretária Executiva do CIDEJA, Gonçalino Mesko – Assessor na área de Saúde – Consultor de Pinheiro Machado e Mariana Araújo – Secretária de Saúde de Herval.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.