A prefeitura municipal através da secretaria de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso em parceria com a Aapecan promoveu na tarde de quarta-feira, 26, na Câmara Municipal uma palestra informativa em alusão a campanha Outubro Rosa que teve como tema a prevenção ao câncer de mama.
A palestra reuniu mulheres que integram os programas da Secretaria de Assistência Social, além de servidores das secretarias de Assistência Social e Saúde.
A palestra inicial de apresentação da Aapecan ficou por conta da Assistente Social Solange Ferraz e da psicóloga Lorena Sanches Vieira.
Solange informou que a Associação é uma entidade que não visa lucro, que é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que, atende gratuitamente pessoas com diagnóstico de câncer em situação de vulnerabilidade e que, atualmente, são 14 unidades de atendimento e dez Casas de Apoio no Rio Grande do Sul.
Conforme explicado sobre o câncer de mama, quanto mais precoce a doença for detectada, mais eficaz será o tratamento.
“Quando a doença é descoberta no início, as chances de cura são maiores que 90% e o tratamento é geralmente menos intenso, prevalecendo a cirurgia conservadora e muitas vezes não sendo necessário a quimioterapia”, afirmou Solange.
A secretária de Assistência Social, Vivian Alves destaca que a campanha “Outubro Rosa” é uma oportunidade para falar acerca da doença, conscientizar as pessoas da importância da realização dos exames de rastreamento para detecção precoce do tumor, assim como reforçar os cuidados e hábitos de vida saudáveis para minimizar o risco do surgimento da doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.