Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Pinheiro Machado, a ONG GPA UPA e o Centro de Zoonoses está realizando um mutirão de castração em massa de fêmeas felinas e caninas. Na última semana de dezembro, foram castrados, de forma gratuita, aproximadamente 100 animais.
Recentemente, o município foi contemplado com R$ 25 mil para novas castrações.
O procedimento é considerado seguro e eficaz, com inúmeros benefícios para a saúde do animal, além do controle populacional dos animais em situação de abandono.
No município, ainda é muito comum o uso de medicamentos injetáveis, as chamadas vacinas anticio, para evitar que cadelas e gatas ovulem e emprenhem. Por ser um método mais barato, poucos sabem sobre o perigo dessa prática. O medicamento é vendido sem prescrição médica e acaba sendo administrado inclusive quando a fêmea já está prenha, induzindo à morte fetal e colocando em risco a vida do animal.
O secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Rogério Moura (PSB), explica que o objetivo principal é controlar a proliferação de cães e gatos no município.
“O primeiro passo é a castração. Desde quando assumimos temos o compromisso e a parceria com a ONG GPA UPA para realizar os procedimentos em Pinheiro Machado. Temos visto que investir nessas ações de forma planejada e contínua é sucesso em várias cidades do Brasil”.
Moura salientou que os animais de rua também serão beneficiados e a administração municipal já estuda a possibilidade de iniciar as castrações dos cães de rua. “A ideia é começar a castrar os machos no inverno, visando melhores cuidados com eles, pois assim diminui as chances do animas abichar”, explica.
De acordo com Moura, o município agora faz parte do programa “Melhores Amigos”. “Assinamos em Porto Alegre junto com as vereadoras Laura Ratto (MDB), defensora da causa animal e Elizete Baldez (Progressistas) o convênio com o governo do Estado. Essa assinatura vem ao encontro do que desejamos, que é ter um maior cuidado com nossos animais”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.