Os Agentes Comunitários de Saúde, com apoio de profissionais da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, vão dar início ao Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), em Pinheiro Machado.
O serviço vai começar nesta segunda-feira (23), e as visitas irão acontecer em regiões sorteadas pelo Programa LIRAa. Este será o primeiro levantamento do ano, que deverá ser realizado a cada três meses.
A ação faz parte do trabalho desenvolvido pelo Ministério da Saúde em 2022 e permite a identificação de áreas com maior ocorrência de focos, bem como dos criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue, febre de chikungunya e zika vírus.
Segundo a enfermeira Marina Scheer dos Santos, a coleta de larvas será encaminhada para análise e a partir daí será definido o Índice de Infestação Predial (IIP).
“Esse procedimento é considerado de extrema importância devido o início da sazonalidade das arboviroses (dengue, zica, chikungunya). O levantamento tem o intuito de pesquisar a presença de larvas de mosquito Aedes aegypti, assim como orientar a população a acabar com os criadouros”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.