O governo do Estado homologou os decretos de situação de emergência pela estiagem de três municípios da Zona Sul. A medida foi publicada nesta segunda-feira (16), no Diário Oficial do Estado. O decreto, no entanto, foi assinado na quinta-feira (12).
Os três municípios registram perdas na produção de culturas e problemas no abastecimento para famílias do interior, afetados pelos índices de chuva abaixo do esperado para o período.
Com a homologação pelo Estado, os municípios passam a obter acesso à benefícios referentes à ajuda humanitária, com o objetivo de minimizar os impactos e a restruturação.
De acordo com o vice-prefeito de Pinheiro Machado e também coordenador municipal da Defesa Civil, Rogério Gomes de Moura (PSB), a grande preocupação era na celeridade do processo.
“Fomos um dos primeiros da região sul a ter a situação homologada e isso irá beneficiar os produtores do município, pois os recursos sempre demoram a chegar. Sendo um dos primeiros a ter a situação homologada, acreditamos que os recursos cheguem mais rápidos. Esse é um grande passo que damos para garantir recursos do governo federal”, explica.
A expectativa agora é pelo reconhecimento pela Defesa Civil Nacional, o que possibilitaria a solicitação de recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada.
As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada.
Em todo o estado, 106 municípios já decretaram situação de emergência por conta da estiagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.