STR de Pinheiro Machado participa de mobilização sobre a Estiagem em Porto Alegre - DiCacimbinhas

ÚLTIMAS

sexta-feira, 31 de março de 2023

STR de Pinheiro Machado participa de mobilização sobre a Estiagem em Porto Alegre


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Pinheiro Machado participou da mobilização realizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), em Porto Alegre, na quinta-feira (30). Mais de 40 pessoas, entre sócios e diretores, viajaram para a capital para se juntar aos demais agricultores e pecuaristas familiares que reivindicam medidas para minimizar os prejuízos provocados pela estiagem.

A mobilização teve início às 6h da manhã, com a chegada dos agricultores e pecuaristas familiares em frente à sede da Superintendência do Ministério da Agricultura. O protesto foi pacífico durante toda a manhã. À tarde, o grupo se deslocou até a Praça da Matriz, na sede do governo estadual. 

O governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, e o secretário do Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini receberam e dialogaram com representantes da Fetag-RS e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

Na oportunidade, o governador anunciou algumas medidas que serão tomadas para amenizar a situação. Entre elas, estão a anistia do Programa Troca-Troca de Sementes; a prorrogação até agosto dos vencimentos para encontrar um caminho jurídico que permita a anistia do programa Troca-Troca Forrageiras, não sendo possível, assumiu o compromisso de ampliar o desconto que hoje é de 30% – a Fetag-RS está solicitando desconto de 90%; a criação de um grupo de trabalho formado pela Fetag-RS e pela Secretaria do Desenvolvimento Rural para discutir a respeito de programas a serem implementados futuramente a exemplo de uma linha de crédito, dentro de um Plano Safra Estadual para fomentar a conservação de solo e preservação de água nas propriedades da agricultura familiar e subsidiar os juros do Pronaf.

Leite também anunciou o pagamento da parcela do SOS Estiagem para agricultores que eram beneficiados e não estavam na lista – cerca de 700 famílias serão beneficiadas – e assumiu o compromisso de aumentar o recurso para a realização de feiras no estado e também a ampliação da disponibilização de recursos para o Bolsa Jovem.

Durante o protesto sindical foi acordado que haverá o prazo de 15 dias para que o governo federal se manifeste a respeito da pauta. Caso contrário, os agricultores farão novos movimentos pacíficos em pontos estratégicos do estado.

O presidente do STR de Pinheiro Machado, Júlio Moreira, avaliou de forma positiva e ordeira a manifestação. “A manifestação organizada pela Fetag-RS e STRs filiados sempre acontece de forma pacifica e ordeira buscando soluções necessárias. Neste caso, estamos cobrando do governo estadual e federal medidas em relação aos três anos consecutivos de seca que assolam o estado. Voltamos de Porto Alegre com o sentimento de dever cumprido e no aguardo das promessas feitas. A Fetag-RS e os STRs seguem em negociações tanto no âmbito federal quanto estadual”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.

Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.