No ano em que o município completa 145 anos, a gestão municipal destaca que o trabalho, dedicação, responsabilidade e austeridade são algumas das ações que o permitiram chegar a essa marca com muitas conquistas.
“Nossa gestão trabalha de forma séria e comprometida, um trabalho voltado para as pessoas sempre em busca de fazer mais pelo município”, afirma o prefeito Ronaldo Madruga (Progressistas).
Entre os avanços obtidos na gestão municipal, o gestor cita o superávit financeiro que trouxe ao município um novo rumo. “Depois de mais 12 anos a gente está trabalhando com equilíbrio financeiro, as contas em dia. Arrecadamos mais do que gastamos, cumprindo a meta fiscal, atingindo os índices necessários e ficamos com sobra em caixa. Os números são públicos e estão divulgados no portal”, destaca.
Em relação às dívidas da prefeitura, o gestor ressaltou que o parcelamento está sendo pago em dia e que os desafios são grandes. “Vamos dar continuidade ao trabalho de forma que o município continue crescente. Muitas vezes, somos incompreendidos ao dizer não para manter a saúde financeira do município. Nosso objetivo é seguir trabalhando com segurança e oferecer o melhor para o nosso povo”, pontua.
Sobre o momento atual Madruga é otimista. “Pinheiro Machado chega aos 145 anos com os olhos no futuro, vivendo o presente com segurança para que as políticas públicas aconteçam com responsabilidade, para que o crescimento do município seja de maneira sólida”, afirma.
Segundo ele, todas as decisões são planejadas para que não venham trazer problemas no futuro. “Estamos realizando uma gestão de austeridade com equilíbrio fiscal para um município crescente e pujante, analisando diariamente o orçamento e buscando mecanismos junto ao governo federal e estadual para a implantação de programas financiáveis e realização de obras”, conta.
Saúde
Entre tantas atividades desenvolvidas, na área da Saúde Madruga ressalta a implantação do Reiki, terapia alternativa reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como auxiliar no tratamento da dor e integrante do Sistema Único de Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) e aos pacientes atendidos pela Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) que necessitam do atendimento.
O gestor explica que o serviço já estava em experimento há algum tempo e mostrou um resultado muito importante aos pacientes que sofrem de ansiedade e outros transtornos mentais.
Madruga também salientou a ampliação da UBS da Zona Leste e o Programa Fila Zero, que vai ser lançado durante a programação comemorativa de aniversário do munícipio.
O secretário Municipal de Saúde, Diego da Silva Moreira, explica que o programa é de extrema importância para a população visando acabar com a espera por consultas, exames e cirurgias, garantindo um atendimento ágil e eficiente para todos os cidadãos.
“O objetivo é que todos possam ter acesso a um atendimento rápido e de qualidade, para que possam ter uma saúde melhor e mais tranquila”, destaca.
Recentemente, foi realizado o processo seletivo para contratação de Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Combate às Endemias. Assim que finalizado o processo, os agentes já começam a trabalhar.
De acordo com o prefeito, a aquisição de novos veículos para o transporte de pacientes também são conquistas que beneficiam a população e garantem qualidade de vida com segurança. “Trabalhamos, incansavelmente, sempre em busca de oferecer o melhor para os nossos munícipes”, frisou.
Educação
Na área da educação o gestor destaca a implantação do Núcleo de Atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e demais necessidades especiais.
O Instituto de Ensino da Educação Inclusiva Germinar vai funcionar em salas cedidas no Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro. O programa é uma parceria com o governo do Estado e vai oferecer acompanhamento com psicopedagogo, psicólogo, terapeuta e neurologista para identificar os alunos que apresentam alguma dificuldade no ensino-aprendizagem. O núcleo deve começar o atendimento até o final de maio.
“Esse projeto era tão sonhado e vai mudar a realidade das pessoas que precisam deste atendimento”.
Ainda na Educação, Madruga ressaltou a renovação total da frota escolar, aquisição e substituição de veículos, distribuição de material escolar, tênis e uniforme escolar, Programa do Prato Cheio.
Durante a semana do município será inaugurada a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Polo da Rede e-Tec IFSUL instaladas nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Lucas Prisco.
Madruga salientou a implantação do Reforço Escolar nas disciplinas de Português e Matemática e alfabetização para sanar os problemas da defasagem escolar.
Outro projeto que ganhou destaque e aconteceu em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente foi a Olimpíada de reciclagem entre os 9º anos das escolas municipais premiando o aluno que arrecadasse mais material reciclável.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Rogério Moura (PSB), “o resultado desse projeto é muito impactante por que trabalhou as questões do meio ambiente conscientizando os alunos sobre a real necessidade e os cuidados que devemos ter”.
Sobre o retorno da escola de futebol e Box ligadas a atividade escolar como alternativa para reduzir a evasão escolar o prefeito ressalta a importância das crianças e jovens estarem envolvidas com o esporte para o pleno desenvolvimento.
O projeto Aluno Destaque distribuiu 53 bicicletas para os alunos premiados do 3º ao 9º ano. A secretária de Educação, Jaqueline Santos disse que “o projeto visa incentivar os alunos na aprendizagem, pois entendemos que temos que cobrá-los, mas também eles precisam ser valorizados”.
Obras
Uma obra de grande importância para o município é a construção das moradias populares que vai beneficiar diversas famílias. Inicialmente vão ser construídas 32 moradias. Cada casa possui 27 m² e será composta por um dormitório, um banheiro, sala e cozinha. O valor do investimento é superior a 1.9 milhão e conta com recursos do Fundo Municipal de Habitação, contendo recursos federais, do próprio município e emendas parlamentares.
Segundo Madruga, o sorteio deve acontecer durante o mês de maio e assim que realizado as pessoas vão assinar o contrato e saber o número e o lote da sua casa. “O projeto veio para dar mais dignidade para as pessoas. Por isso, desde o início busquei uma forma de tirar do papel um projeto habitacional para Pinheiro Machado, era uma proposta de campanha e se as pessoas acreditaram no nosso projeto, nada mais justo que trabalhássemos incansavelmente para isso acontecer”.
O gestor explica que através de emendas foi realizado parte do calçamento nas ruas Tiradentes, Onécimo Fagundes, Sete de Setembro e avenida Otacílio Vieira. Nas ruas João Pereira Madruga e Gervásio Tavares já estão em andamento e a previsão é que nos próximos meses seja realizado mais 1 km de calçamento na cidade.
Ele salientou também a importância da revitalização da Praça Silvana Fagundes Freitas, no bairro Promorar, próximo a Escola de Educação Infantil Tânia Cardoso, destacando ser uma obra que vai beneficiar os moradores do local.
Sobre a manutenção e patrolamento de estradas o secretário Municipal de Obras, Viação, Transportes e Trânsito, Juliano Moreira diz que “há muito a se fazer, mas as máquinas e servidores da secretaria estão trabalhando até nos finais de semana para agilizar as melhorias que nossos munícipes tanto aguardam”.
Ainda na área de habitação o vice-prefeito salientou o projeto que está em construção e em breve será concretizado. O programa Reformar para transformar vai disponibilizar 200 mil reais que vão beneficiar pessoas no meio rural e urbano com material de construção telha, tijolos e cimento.
A revitalização do módulo esportivo Bruno Passos Araújo já é uma realidade.
De acordo com Madruga, as melhorias no local, visam atender a demanda dos esportistas da cidade. “O local vai ficar como os esportistas sempre sonharam. Com areia de praia, iluminação e com condições para prática de diversas modalidades, dentre elas o futebol de areia, vôlei de areia, futevôlei e o esporte do momento o beach tennis, frisou.
Sobre a Iluminação de led o gestor relata que o trabalho segue avançando e a meta é atingir 100%. Inicialmente, o investimento de R$ 350 mil deu início a trocas das lâmpadas convencionais por lâmpadas de led, contemplando a Vila Umbu, Torrinhas e parte da zona sul da cidade.
Na sequência, o município foi contemplado através do Programa E+ Luzes na Cidade do Grupo CEEE Equatorial com 853 pontos, foi o único município da Região da Campanha contemplado pelo Programa, mais de 600 pontos já foram instalados beneficiando grande parte da cidade. Após a instalação dos 853 pontos, em caso de falta de pontos, a prefeitura vai investir na compra de mais lâmpadas de led.
Assistência Social
Em janeiro de 2022, cumprindo uma das metas do governo o executivo municipal criou a Secretaria Municipal de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso com objetivo de desenvolver políticas públicas específicas ao grupo e buscar recursos nos âmbitos federais e estaduais. Vivian Alves é responsável pela pasta desde a criação.
No início da atuação a secretária buscou a implantação do Programa Alimenta Brasil e Pinheiro Machado foi o único município do Rio Grande do Sul a ser contemplado em 2022, com o valor de R$ 200 mil.
Vivian explica que o programa possui duas finalidades básicas, sendo promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.
“Estabelecer políticas públicas com vistas a beneficiar o homem do campo é de suma importância para o avanço da economia e da qualidade de vida. Estamos tratando de uma pauta crucial para que a gente supere a insegurança alimentar. Quando a gente dá a mão para a agricultura familiar, estimulamos o homem do campo, o consumo local de alimentos e o nosso vizinho não passa fome”, enfatiza Vivian.
Além do programa, a secretaria vem trabalhando constantemente criando oportunidades através de feiras e oficinas, como a Feira da Agricultura Familiar, Feira da Inclusão, Feira da Indústria e Comércio e Turismo, Padaria Comunitária, Curso de Jardinagem, Secretaria no Bairro, Patrulha Maria da Penha, CRAS Volante, entre outros.
Vivian explica que as feiras são excelentes alternativas de fomentar a venda de produtos da agricultura familiar e de artesanatos locais aumentando a renda dos pequenos produtores.
Rural
Na zona rural, o gestor ressalta que um dos maiores desafios da prefeitura nos últimos dois anos foi à estiagem. Para isso, o município investiu em máquinas para trabalhar na abertura de poços e bebedouros para os animais.
Desde dezembro o serviço foi intensificado já são mais de 300 propriedades atendidas, totalizando 700 poços abertos.
Os pedidos são analisados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (COMDER), que define a urgência e mapeia a localidade. “A demanda era muito grande e por isso que o serviço não ocorreu em algumas propriedades ainda, mas temos também a convicção que muitas pessoas foram beneficiadas. Chegamos a estar com 4 retroescavadeiras trabalhando na abertura de poços e limpeza de bebedouros, visando agilizar o serviço”.
O município também adquiriu uma retroescavadeira hidráulica e realizou processo seletivo para contratação de novos operadores.
O vice-prefeito salientou que em relação a estiagem também foi realizada uma parceria com o governo do estado para abertura de poços artesianos. “Já temos dois poços prontos e outros dois serão abertos. Também está sendo realizada a distribuição de água potável para diversas propriedades rurais.Recentemente foi adquirido um tanque de 5 mil litros para realizar o serviço”, explicou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.
Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.