Obra do Castelo de Pedras Altas terá início em agosto - DiCacimbinhas

ÚLTIMAS

quarta-feira, 28 de junho de 2023

Obra do Castelo de Pedras Altas terá início em agosto


A tão aguardada obra de revitalização do Castelo de Pedras Altas está prevista para iniciar em agosto. 

O início das atividades será marcado por um evento de lançamento oficial, ainda sem data definida, e deve contar com a presença dos secretários de Cultura e Turismo do Estado, Beatriz Araújo e Vilson Covatti, respectivamente, e possivelmente do governador Eduardo Leite, conforme adianta o proprietário, Luiz Carlos Segat.

O Castelo de Pedras Altas, uma construção medieval do início do século 20, foi erguido pelo diplomata e político gaúcho Joaquim Francisco de Assis Brasil. Em 2019, o governador Eduardo Leite sancionou uma lei que declarou o castelo como bem de Relevante Interesse Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul.

No início do ano passado, a família Segat adquiriu o castelo e desde então tem se empenhado em obter recursos para a revitalização do espaço. 

Em julho do mesmo ano, o proprietário concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal Minuano, na qual explicou que estava buscando a aprovação do projeto de restauro junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE). Com a aprovação em mãos, a família iniciou a captação de recursos para a obra por meio de editais e destinação de ICMS de empresas de capital privado.

Estima-se que o custo do restauro da parte estrutural ultrapasse R$ 10 milhões, e a previsão é de dois anos para a conclusão dessa etapa. A obra terá início de cima para baixo, com prioridade para resolver questões urgentes, como infiltrações e substituição do sistema elétrico e hidráulico. Já a recuperação do acervo, que inclui mobília, obras de arte e a extensa biblioteca de Assis Brasil, demandará mais tempo, com previsão de quatro anos para finalização.

Entre as paredes do Castelo de Pedras Altas que foi decidido o destino de um dos episódios recentes do rol de conflitos em solo gaúcho. 

Foi na granja de Assis Brasil que o Pacto de Pedras Altas foi assinado, culminando com o fim da Revolução de 1923 - conflito no qual Assis Brasil tomou parte como um dos líderes maragatos que desafiaram a herança da ditadura de Júlio de Castilhos. Para celebrar o centenário da assinatura do pacto, os Segat planejam realizar um dia de atividades em 14 de dezembro, exatamente na data da assinatura.

Antes disso, o castelo abrirá suas portas para outras atividades ao longo do ano, como eventos comemorativos do Sete de Setembro e do 20 de Setembro. Toda a programação será divulgada nas redes sociais do Castelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.

Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.