“Mulher no volante, sucesso constante” é o lema de motorista do transporte Escolar Infantil de Pinheiro Machado - DiCacimbinhas

ÚLTIMAS

quarta-feira, 26 de julho de 2023

“Mulher no volante, sucesso constante” é o lema de motorista do transporte Escolar Infantil de Pinheiro Machado


O volante ainda é um universo predominantemente masculino, principalmente, quando se trata de veículos maiores, transporte coletivo ou carga. A qualificação das mulheres e a busca por independência vêm quebrando esse paradigma, um exemplo, é a motorista do transporte Escolar Infantil de Pinheiro Machado, Roseli Fonseca de Oliveira, de 42 anos, a primeira motorista mulher da Secretaria da Educação do município, contratada através do processo seletivo da Prefeitura.

Antes de ser motorista Roseli é esposa, mãe, dona de casa e, atualmente, concilia todas as atividades com a vida profissional no volante. “Não é uma tarefa fácil, no início quase desisti, mas, graças ao apoio, do marido e dos filhos consegui vencer os obstáculos e prossegui”.

Natural de Rio Grande, Roseli foi morar em Pinheiro Machado logo após o casamento. “Meu marido conseguiu emprego em Candiota e escolhemos a cidade para morar”, contou.
A trajetória de Roseli é um exemplo de superação, ela conta que teve uma infância difícil.

Os pais eram pecuaristas no interior de Rio Grande e para conseguir estudar precisou sair de casa e ir morar com a avó na cidade. “Naquela época, as meninas não eram incentivadas a dirigir ou lidar com mecânica, era algo exclusivo para os meninos. Quando terminei o Ensino Médio fui morar no Capão do Leão e trabalhar com uma tia, foi ela que me impulsionou e deu suporte para que eu tirasse minha primeira habilitação na categoria AB. Tive também o apoio do meu namorado, meu marido hoje”.



A troca de categoria da habilitação também veio através do incentivo do marido que acreditava no potencial dela e enxergava novas oportunidades de trabalho. “Fiquei bastante tempo cuidando da casa e dos filhos, Pinheiro Machado tem pouca oferta de emprego. Meu marido é motorista de carreta e sempre acreditou que mulher pode estar inserida no local de trabalho que ela quiser. Ele também via na profissão um leque maior de oportunidade. Topei o desafio e fui pra autoescola me habilitar”.

Com a habilitação profissional categoria D em mãos surgiram as primeiras experiências em contratos temporários. “Por indicação, cobri férias e folgas de outros motoristas em transporte intermunicipal de passageiros, fui pegando prática e vencendo os medos, até que abriu as inscrições para o processo seletivo para motorista da Prefeitura de Pinheiro Machado, resolvi me escrever e fui selecionada. Em janeiro assinei o contrato e comecei a trabalhar.

O início foi na Secretaria de Saúde e depois foi transferida para a Educação. No transporte escolar iniciou trabalhando com micro-ônibus na linha rural da Escola Municipal de Ensino Fundamental São João Batista.

Segundo Roseli, o primeiro momento causou estranheza tanto dos alunos como dos pais. “Estavam acostumados com motoristas homens, nós mulheres ainda enfrentamos a desigualdade, somos consideradas mais fracas e eu estava consciente que ia passar por esse momento. Foi só um momento e logo a confiança se estabeleceu, gosto de lidar com crianças e num curto espaço de tempo conquistei o carinho e amizade de todos eles. Percebi que as mães também criaram um elo de confiança muito forte e quando fui transferida para trabalhar no transporte da Educação Infantil aqui na cidade todas lamentaram e pediam pra que eu continuasse lá”, lembra.

Sobre os medos enfrentados, Roseli explica que vem ganhando prática e conhecimento. “Cada percurso é único, exige responsabilidade, cautela, disciplina e muito cuidado. Conhecer o veículo também é fundamental pra identificar o funcionamento. Trabalhar fazendo o que gostamos é muito gratificante, sou muito grata pelo trabalho que estou desenvolvendo. Tenho um carinho enorme pelos pequenos, abrir a porta do ônibus para recebe-los é sempre uma alegria”.

Segundo a motorista, a relação com os colegas de trabalho é tranquila. “No início teve aquele impacto, era algo diferente, não estavam acostumados com a presença feminina, hoje já temos mais uma mulher no setor e espero que daqui em diante tenham mais mulheres querendo seguir a carreira de motorista e mostrando para a sociedade que mulher também pode estar aonde ela quiser”, destaca.

O diretor de transportes Júlio César Bonini salientou que Roseli é muito comprometida no que faz, sendo uma excelente profissional. “Ela é nota dez, sempre disposta a realizar o serviço, responsável e segura. Atualmente, temos duas gurias realizando o transporte da educação e, ambas estão cumprindo a missão com louvor. Estou feliz com o trabalho delas”, contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Lembre-se que o comentário passa por análise do editor do Blog.

Informo que comentários ofensivos não serão publicados, principalmente os anônimos.
Para garantir que seu comentário seja aprovado, uma boa dica é se identificar.